Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Em 2025, Itaquá recolhe 3 mil toneladas em ecopontos e 135 toneladas de recicláveis

Município também registrou a emissão de 41 licenças ambientais, 560 doações de mudas e o plantio de outras 840 em diferentes pontos da cidade

Por O Diário
02/01/2026 14h27, Atualizado há 4 dias

Ecoponto Morro Branco, inaugurado em 2025 | Divulgação/Dayane Oliveira/Prefeitura de Itaquá

O Meio Ambiente de Itaquaquecetuba divulgou o balanço anual das ações, apresentando os números da gestão de resíduos, educação ambiental, arborização urbana e na fiscalização ambiental. Os destaques do setor em Itaquá ficaram com os mais de 3 mil toneladas recebidas nos 21 ecopontos, as 135 toneladas de recicláveis coletadas e triadas pelo programa Itaquá Recicla e os 5,2 mil itens recolhidos pelo cata-treco.

As iniciativas de gestão e controle ambiental registram a emissão de 41 licenças ambientais e 66 pareceres e manifestações técnicas. No manejo da arborização urbana, a secretaria registrou 119 processos de supressão e 130 autorizações de poda.

Neste ano também foi entregue o Ecoponto Morro Branco, o Hotel de Insetos e feito o lançamento do programa Raízes do Futuro.

“Nossa prioridade é garantir que cada intervenção seja ambientalmente correta. O balanço mostra que estamos avançando na preservação, com foco na recuperação ambiental. A parceria e a mobilização da população são fundamentais nesse processo”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.

A pasta intensificou a fiscalização ambiental, com atuação direta em obras da Sabesp, aplicando medidas de proteção do solo, da vegetação e dos recursos hídricos. A ampliação das áreas verdes avançaram com a doação de 560 mudas e o plantio de 840 em pontos estratégicos.

A educação ambiental contou, ao longo do ano, com 113 ações realizadas em escolas, praças, parques e nos CRAS, mobilizando públicos de todas as idades. As visitas monitoradas ao Parque Ecológico reuniram 360 participantes.

Outra frente foi o controle das movimentações de terra, com 235 autodeclarações e 31 autorizações de terraplanagem. Já no campo da reciclagem, o Itaquá Recicla resultou na coleta e triagem de 135,4 quilos de materiais.

A fiscalização ambiental teve 480 denúncias atendidas. Nos ecopontos, foram movimentadas 6 mil caçambas, resultando na destinação correta de mais de 3 mil toneladas de materiais. Já o cata-treco recolheu 5,2 mil itens, contribuindo com a limpeza urbana e a prevenção do descarte irregular.

A Guarda Ambiental registrou 564 ocorrências de crime ambiental e aplicou 107 multas que totalizaram R$ 1 milhão. Foram 506 animais silvestres resgatados, sendo 113 gambás-de-orelha-preta, 47 picharros, 31 coleirinhas, 18 canários-da-terra, 18 patos e 18 periquitos-ring-neck, além de diferentes espécies de tucanos, gaviões, jabutis, serpentes e mamíferos como saguis.

Mais noticias

Suzano S/A fecha unidade no Miguel Badra e demite funcionários

Torta de liquidificador: 7 receitas fit para o jantar

Caminhão perde os freios e tomba após colisão na Mogi-Bertioga

Veja Também