GCM de Ferraz de Vasconcelos resgata arara-canindé na casa de morador
O animal não pode ser readaptado a natureza pela familiaridade e dependência com seres humanos, segundo a prefeitura
Foto da arara-canindé resgatada pela GCM de Ferraz de Vasconcelos | Reprodução/Instagram.
Reportagem de: Vitor Gianluca
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos realizou o resgate de uma arara-canindé (Ara ararauna) nesta segunda-feira. O animal foi encontrado no portão de uma residência, no bairro Vila Margarida, durante ronda de rotina.
Durante a abordagem, a guarda conversou com o morador da residência, questionando-o sobre a apresentação de algum tipo de documentação ou uso de anilha de liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para criação em cativeiro. O munícipe, sem apresentar nenhuma das opções, segundo a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em nota, decidiu entregar o animal para as autoridades por “livre espontânea vontade”.
Segundo o Ibama, para possuir um animal silvestre de forma legal, é necessário obtê-los exclusivamente de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo IBAMA ou pelo órgão estadual/distrital competente, que pode estabelecer regras específicas. Além de atender às normas ambientais, a compra do animal também deve acompanhar a nota fiscal e o certificado de origem.
Sem sinais de maus-tratos, a ave silvestre foi conduzida até o Parque Municipal Nosso Recanto, pela familiaridade e dependências de seres humanos, não consegue ser readaptada à natureza.
A prefeitura, em nota, disse que a população pode ajudar na busca, resgate ou denúncia de cativeiros de animais silvestres, de forma anônima, pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.
Sobre a arara-canindé
A arara-canindé é conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai.