Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Itaquá aprova decreto que promove educação étnico-racial nas escolas

Implementação prevê uma série de formações para os profissionais da educação com cursos, palestras e atividades para promoção da diversidade

19 de março de 2025

Educação Itaquá | Divulgação

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Itaquaquecetuba aprovou o decreto nº 8.469/2025, que já está em vigor e tem como objetivo promover medidas efetivas para combater a discriminação e as desigualdades étnico-raciais nos ambientes escolares.

A Secretaria de Educação será responsável pela implementação de ações por meio de uma divisão específica, que conta com profissionais especializados, focados em garantir representatividade e equidade racial na educação. “Reforçamos nosso compromisso em promover a igualdade e o respeito entre toda a comunidade escolar, além da diversidade étnico-racial e a inclusão”, afirmou a chefe da pasta, Maria Cristina Perpetuo.

A implementação do decreto étnico-racial prevê uma série de formações para os profissionais da educação com cursos, palestras e atividades para promoção da diversidade nas práticas pedagógicas. Além disso, serão desenvolvidos materiais para que o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e imigrantes faça parte do currículo escolar.

“Embora o decreto tenha sido aprovado recentemente, os esforços para sua implementação no município começaram em 2022 e, em 2023, com cursos de formação para preparar os profissionais. Em 2024, os técnicos foram em comunidades indígenas e os estudantes visitaram espaços culturais. Continuaremos trabalhando de forma ativa para educar toda a comunidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Veja Também