Leilão das escolas estaduais privatizadas de Suzano e Arujá será em novembro
Cidades estão entre as 29 contempladas pelo PPP Novas Escolas, que prevê a construção de escolas públicas geridas pela iniciativa privada
Serão 33 novas escolas em todo o estado | Divulgação/Agência SP
Reportagem de: Fabricio Mello
O Governo do Estado de São Paulo marcou para 1º de novembro o leilão do segundo lote do PPP (Parceria Público-Privada) Novas Escolas, que contempla as cidades de Suzano e Arujá na região. O programa prevê a construção de escolas públicas, mas que são geridas pela iniciativa privada e, ao todo, 33 novas escolas em todo o estado devem ser entregues ao longo de 25 anos.
O anúncio foi feito na manhã de hoje (5). Além do lote leste, que contempla as cidades da região, o leilão do lote oeste também recebeu uma data: 29 de outubro. A entrega dos envelopes deverá ser feita no dia 23. Os leilões devem acontecer na sede da B3, em São Paulo.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Acesse O Diário no YouTube e receba conteúdos exclusivos.
Os editais da PPP conhecida como Novas Escolas prevê a construção de 33 novas unidades escolares no estado e está dividido em dois lotes, Leste e Oeste, com 16 e 17 escolas, respectivamente. Serão 29 cidades, incluindo Suzano e Arujá, contempladas com 34,8 mil vagas de tempo integral na rede estadual dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segundo o Estado, o parceiro privado ficará encarregado de criar centros educativos com ambientes integrados, tecnologia, espaços de inovação e de estudo individual. Enquanto isso, a gestão pedagógica das unidades deverá seguir sob o comando da secretaria estadual de Educação, permitindo aos profissionais uma maior dedicação às questões pedagógicas, ainda de acordo com o Estado.
Os investimentos previstos totalizam R$ 2,1 bilhões ao longo dos 25 anos da concessão.