Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Polícia indicia homens por vídeo com um deles deitado nos trilhos do trem, em Itaquá

Dupla vai responder pelos crimes de perigo de desastre ferroviário, previsto no artigo 260 do Código Penal, e incitação ao crime, previsto no artigo 286

4 de julho de 2025

Ação ocorreu na Estação Aracaré, em Itaquaquecetuba | Reprodução/Redes Sociais

Reportagem de: Fabio Pereira

A Polícia Civil de Itaquaquecetuba identificou e indiciou, nesta sexta-feira (4/7), os dois homens que gravaram um vídeo na Estação Aracaré, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Linha 12-Safira, enquanto um deles se deitava sobre a via férrea à espera da passagem de um trem.

De acordo com o delegado Luiz Romani, responsável pela investigação do caso, o homem que se deitou na linha férrea é o barbeiro Daniel Gomes Conrado, de 35 anos. A gravação foi feita pelo reciclador Jonatan da Silva Cunha, de 34. Ambos foram intimados a prestar depoimento na Delegacia de Itaquaquecetuba.

O delegado explicou que os dois foram indiciados e liberados, uma vez que não havia mandado de prisão nem situação de flagrante. Ainda segundo Romani, Daniel afirmou, durante depoimento, que “ele e os amigos só fazem esse tipo de coisa para aparecer nas redes sociais”.

Daniel disse, também em depoimento, que esta foi a primeira vez que se deitou na linha do trem. Segundo ele, há uma abertura no muro da Estação Aracaré por onde “todo mundo invade para não pagar passagem”.

Conrado e Cunha vão responder pelos crimes de perigo de desastre ferroviário, previsto no artigo 260 do Código Penal, e incitação ao crime, previsto no artigo 286.

O caso

Daniel e Jonatan protagonizaram a ação no dia 24 de junho. Uma equipe de segurança foi acionada, mas ambos fugiram do local. A ação fazia parte de uma tentativa de gerar conteúdo “chocante” para as redes sociais. Um amigo filmava o momento em que o trem deveria passar por cima do rapaz, sem atingi-lo, como forma de criar engajamento on-line.

A presença do homem nos trilhos forçou a CPTM a operar em via única entre as estações Calmon Viana e Itaquaquecetuba, o que causou atrasos no atendimento aos passageiros. A equipe de segurança da companhia foi imediatamente acionada e realizou rondas na área, mas o responsável pela ação conseguiu fugir do local antes de ser abordado.

Em nota oficial, a CPTM condenou veementemente a atitude. “A prática é proibida e causa risco a quem comete a imprudência, aos passageiros e ao sistema ferroviário”, destacou a empresa. A companhia ainda alertou sobre os perigos de ações como essa, que além de colocarem vidas em risco, impactam diretamente a operação do transporte público, afetando milhares de pessoas.

Veja Também