Programa Rotas Rurais deve ser ampliado para as cidades do Alto Tietê, diz Condemat
Serviço tem objetivo de atualizar o cadastro das propriedades rurais no sistema estadual para facilitar mapeamento e comunicação

Representantes do Rotas Rurais apresentaram o programa para os membros do Condemat+ | Divulgação
Reportagem de: O Diário
A Câmara Técnica de Agricultura, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), se reuniu, nesta quarta-feira (14), com representantes do programa Rotas Rurais para ampliar a adesão ao serviço. O objetivo é incentivar o cadastramento das propriedades rurais dentro do sistema estadual para que as informações sejam integradas e, eventualmente, usadas para implementação de políticas públicas.
Outra vertente do programa Rotas Rurais é a segurança pública, uma vez que, com o cadastro, fica mais fácil a localização das propriedades em caso de emergências.
A reunião foi conduzida pelo coordenador do grupo, Evandro Toshyuki Omura, de Biritiba Mirim. Com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, as cidades consorciadas conheceram os programas e serviços ofertados para auxiliar no fomento de ações para quem vive e produz na área rural.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
O coordenador técnico do Rotas Rurais, Vagner Martins, destacou a importância da adesão das prefeituras ao serviço que tem objetivo de manter constante atualização sobre o cadastro dos proprietários por meio de endereçamento digital. Atualmente, quatro cidades já estão interligadas ao sistema que deve ser ampliado para toda a região.
“Há duas formas de se fazer o cadastramento. Uma pelo usuário, que acessa a plataforma por meio de um aplicativo, e outra é pelo próprio município. Importante que o sistema seja integrado e que fique disponível a todos os segmentos públicos”, destacou Martins.
Outra iniciativa importante do programa Rotas Rurais foi uma parceria firmada diretamente com a Secretaria de Segurança Pública, que integrou o acesso dos dados à Polícia Militar. Portanto, em caso de alguma ocorrência, basta o proprietário falar o código do imóvel que a corporação conseguirá levantar a sua localização. Em cidades com grandes áreas rurais como Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema – por exemplo -, o cadastro vem como um reforço importante na área da segurança pública.
Nos próximos dias, também começará um piloto junto ao Correios para o serviço de entrega de mercadorias e correspondências através do endereçamento das propriedades gerado no Rotas Rurais. O teste será feito em Mogi das Cruzes.
Município Agro
O coordenador do Coordenadora de Assistência Técnica Integrada (Cati) de Mogi das Cruzes, João Paulo Nikolaus, aproveitou o encontro para solicitar a adesão das cidades aos projetos estaduais que visam adoção de boas práticas de gestão, certificação e até premiação em dinheiro para os municípios. Entre eles está o “Município Agro – Ranking Paulista” que já contemplou Mogi das Cruzes e Guararema com recursos oriundos do bom desempenho.
Participaram da reunião os assessores técnicos do Rotas Rurais, Francêsco Armesto e João Paulo Barbosa, além de representantes das cidades consorciadas.