Veja como foi a operação que mobilizou 195 agentes da Guarda Municipal de todo o Alto Tietê
A articulação tem o objetivo reforçar a segurança nas divisas no Alto Tietê e atuar de forma ostensiva nas principais vias de acesso

Operação fecha as divisas e apreende 4 veículos | Divulgação
Reportagem de: O Diário
Foram 195 agentes da Guarda Civil Municipal da região, 97 viaturas, e mais 31 policiais militares e dois policiais civis. A megaoperação que mobilizou cidades do Alto Tietê acabou apreendendo 10,4 kg de drogas entre crack, cocaína, maconha e lança perfume, recuperou 1 veículo e 4 prendeu pessoas em flagrante.
Divulgada ainda no começo da noite de quinta-feira (17), a “Operação Fronteiras Seguras no Alto Tietê” do Condemat+ foi até as 23h da mesma quinta. A ação foi articulada pela Câmara Técnica de Segurança e é considerada a maior articulação regional já realizada. Participaram os municípios simultaneamente com apoio das Polícias Civil e Militar.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
Com início às 15h e término às 23h, a ação contou com blitze e pontos de bloqueio. O balanço final da operação foi:
- 10,4 kg de drogas entre crack, cocaína, maconha e lança perfume.
- 4 pessoas presas em flagrante
- 1 caminhão produto de roubo recuperado
- 45 autos de infração de trânsito
- 2 motos recolhidas.
- 116 veículos abordados, 134 motocicletas e 346 pessoas
As prisões em flagrante foram por crime ambiental, tráfico de drogas e feminicídio. Esse último, tem como vítima uma jovem de 19 anos.
A Câmara Técnica de Segurança reúne representantes de todas as cidades consorciadas. A articulação tem como objetivo reforçar a segurança nas divisas, assim como atuar de forma ostensiva nas principais vias de acesso da região.
O Condemat+ possui um acordo de cooperação desde 2022 que prevê a ação coordenada entre os municípios para ação de segurança. Ou seja, dá respaldo legal para que uma corporação possa prestar apoio em outra cidade. Durante a operação foram realizados pontos de bloqueio em locais estratégicos do Alto Tietê, previamente levantados pelas cidades, baseados nas ocorrências e informações da inteligência das corporações.