Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli

Ministro determinou também o bloqueio dos passaportes da deputada, incluindo o diplomático

4 de junho de 2025

Carla Zambelli | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Reportagem de: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou, nesta quarta-feira (4/6), a prisão da deputada Carla Zambelli (PL), que anunciou ter deixado o país.

Moraes determinou ainda o bloqueio dos passaportes (inclusive o diplomático) e do salário de deputada e de qualquer outra verba de gabinete paga pela Câmara. Os recursos serão destinados ao pagamento das multas impostas pela condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Condenação pelo STF

Carla Zambelli foi condenada pelo STF, em 14 de maio, por invadir o sistema eletrônico do CNJ, com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo, e falsidade ideológica.

Com a decisão unânime da Primeira Turma, Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar após esgotados todos os recursos possíveis.

A deputada também responde a outro processo criminal no STF, no qual figura como ré por ter sacado uma arma de fogo e, junto com seguranças e assessores, ter perseguido o jornalista Luan Araújo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

Veja Também