Alexandre de Moraes decreta prisão de Carla Zambelli
Ministro determinou também o bloqueio dos passaportes da deputada, incluindo o diplomático

Carla Zambelli | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Reportagem de: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou, nesta quarta-feira (4/6), a prisão da deputada Carla Zambelli (PL), que anunciou ter deixado o país.
Moraes determinou ainda o bloqueio dos passaportes (inclusive o diplomático) e do salário de deputada e de qualquer outra verba de gabinete paga pela Câmara. Os recursos serão destinados ao pagamento das multas impostas pela condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Condenação pelo STF
Carla Zambelli foi condenada pelo STF, em 14 de maio, por invadir o sistema eletrônico do CNJ, com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo, e falsidade ideológica.
Com a decisão unânime da Primeira Turma, Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar após esgotados todos os recursos possíveis.
A deputada também responde a outro processo criminal no STF, no qual figura como ré por ter sacado uma arma de fogo e, junto com seguranças e assessores, ter perseguido o jornalista Luan Araújo. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.