Diário Logo

O Diário Logo

Após atingir 311 casos por 100 mil habitantes, São Paulo declara estado de emergência para a Dengue

A medida foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência (COE), grupo coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde

5 de março de 2024

Ainda nesta manhã, foi realizada uma coletiva de imprensa para falar sobre o decreto | Pixabay

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

O Governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue na manhã desta terça-feira (05). A medida foi tomada pelo Centro de Operações de Emergência (COE).

Após a cidade atingir 311 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes com exames positivos, o COE, grupo coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, optou pela decisão.

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses disponibilizado pela Secretaria de Saúde, São Paulo já conta com 38.658 casos prováveis, 27 óbitos em investigação e 2 mortes pela doença. Além disso, o coeficiente de incidência está em 337,6.

A equipe do O Diário entrou em contato com a Secretaria de Saúde para obter mais informações, mas não houve respostas.

Ainda nesta manhã, foi realizada uma coletiva de imprensa. A coordenadora de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, Regiane de Paula, disse que a situação é considerada uma epidemia. “A gente trabalhou com os dados do painel de monitoramento: 311 casos por 100 mil habitantes. A gente está em epidemia, segundo o que a OMS determina dos casos confirmados.”

Agora, com o decreto, gestores públicos poderão destinar recursos para combater a Dengue sem a necessidade de licitação, além da contribuição do Ministério da Saúde. “O que muda agora com o decreto é que a gente pode ter um pouco mais de agilidade para adquirir insumos, contratar pessoas, aumentar a nossa rede de atenção. E os municípios podem usar o nosso decreto como justificativa para decretar estado de emergência também nos seus municípios”, declarou Priscilla Perdicaris, secretária da Saúde em exercício.

Vale destacar que o COE prevê uma liberação de recurso do governo federal, tanto para o estado quanto para os municípios.

Veja Também