Após concessão, Linha 10-Turquesa deverá atender 552 mil passageiros por dia
Com investimentos de R$ 6 bilhões, de acordo com o governo estadual, a linha se consolidará como um dos principais eixos de conexão entre a região do ABC e o centro expandido de São Paulo

Trem da CPTM | Divulgação SPI
Reportagem de: O Diário
O projeto do Lote ABC-Guarulhos, do Governo do Estado de São Paulo, que abrange a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, deverá atender 552 mil passageiros por dia útil até 2040.
Com investimentos de R$ 6 bilhões, de acordo com o governo estadual, a linha se consolidará como um dos principais eixos de conexão entre a região do ABC e o centro expandido de São Paulo, impactando positivamente a mobilidade de cerca de 14 milhões de pessoas.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Atualmente, a Linha 10-Turquesa atende 14 estações e possui integração com sete linhas (1-Azul; 2-Verde; 3-Vermelha; 4-Amarela; 7-Rubi; 11-Coral; 12-Safira), além dos Expressos Turísticos Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.
LEIA TAMBÉM
- Linha 11-Coral terá viagens a cada 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano
- Veja as mudanças previstas para Linha 12-Safira após concessão
- Leilão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade será em 28 de março
- Linha 14-Ônix deverá conectar o ABC Paulista, Guarulhos e a zona leste
Com as melhorias planejadas, o número de estações atendidas passará para 18, enquanto que as integradas aumentarão para 11 em nove pontos distintos, permitindo conexões mais rápidas e eficientes. Além das já mencionadas, a linha 10-Turquesa passará a se conectar diretamente com as Linhas 6-Laranja, as futuras linhas 16-Violeta e 14-Ônix, além da 15-Prata do Metrô.
Entre os principais benefícios do projeto, está a ampliação e modernização da infraestrutura ferroviária, a linha ganhará quatro novas estações: Bom Retiro, São Carlos-Parque da Mooca, ABC e Pari (Contingente). Haverá ainda uma redução do intervalo entre os trens de 6 para 4,5 minutos no trecho entre Bom Retiro e Mauá.
A proposta também visa minimizar as interrupções causadas por alagamentos nos horários de pico do verão e a extinção das passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos rodoviários ou passagens inferiores
Além disso, seis estações serão reconstruídas (Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), quatro serão ampliadas (São Caetano, Santo André, Mauá e Guapituba) e outras quatro passarão por reformas pontuais (Brás, Luz, Tamanduateí e Capuava). Essa reestruturação contribuirá para o desenvolvimento urbano, especialmente na região da futura Estação ABC.