Linha 11-Coral terá viagens a cada 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano
Melhorias deverão ocorrer após o leilão de concessão do Lote Alto Tietê, marcado para o dia 28 de março, que também abrange as Linha 12-Safira e 13-Jade

Estação Suzano | Fabio Pereira/O Diário
Reportagem de: O Diário
A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deverá garantir viagens a cada três minutos no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Vale destacar que a companhia iniciou, em dezembro do ano passado, a operação para que a Linha 11-Coral opere até a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atualmente atende a Linha 7-Rubi e o Serviço Expresso Aeroporto, além das linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade.
LEIA TAMBÉM
- Leilão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade será em 28 de março
- Veja as mudanças previstas pelo Estado após concessão da Linha 13-Jade
- Governo anuncia extensão da Linha 11-Coral até César de Souza
- Estado promete estações novas em Mogi das Cruzes até 2032
A CPTM informou, à época, que trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda estará operacional todos os domingos, das 10h às 15h, e deve durar aproximadamente nove meses neste período de testes. Durante o período, serão avaliados itens fundamentais para o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas. Nos demais dias e horários, será mantido o trajeto normal, que começa na Estação Luz e segue até Estudantes.
Linhas 12 e 13
Atualmente, na Linha 12-Safira, o intervalo entre os trens é de cinco minutos entre Brás e Itaquaquecetuba e 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Com a concessão, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido para 3 minutos e 15 segundos, enquanto entre Itaquaquecetuba e Suzano, será de 6,5 minutos.
Na Linha 13-Jade, o intervalo entre os trens será diminuído para 10 minutos, sendo que atualmente é de 15 minutos. A linha será estendida em ambos os sentidos, conectando Gabriela Mistral a Bonsucesso. O Expresso Aeroporto terá seu intervalo reduzido para 30 minutos, com viagens a cada meia hora entre Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos no horário de vale e a cada uma hora no horário de pico.
Além disso, o Expresso contará com uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral, oferecendo integração com as linhas 2-Verde do metrô e 12-Safira dos trens urbanos. A concessão do Lote Alto Tietê prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões, trazendo melhorias para a população e a extensão de 25,7 km de novos trilhos. Juntas, as três linhas deverão transportar, em média, 1,3 milhão de passageiros por dia nos dias úteis até 2040.