Assista ao vídeo da reunião de Bolsonaro sobre possível golpe de Estado
Alexandre de Moraes tira sigilo de vídeo que mostra reunião ocorrida em 5 de julho de 2022; material faz parte de investigação da PF
Reunião de Bolsonaro com ministros foi no dia 5 de julho de 2022 | Reprodução
Reportagem de: O Diário
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra do vídeo que mostra Jair Bolsonaro e seus ministros reunidos no dia 5 de julho de 2022 discutindo possíveis resultados das eleições daquele ano, que acabou elegendo Lula.
Moraes justifica as inúmeras publicações jornalísticas com a divulgação parcial e editada de trechos da reunião. O vídeo faz parte das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Na reunião, em pauta a possibilidade de impedir a eleição de Lula, o que reforça a suspeita da Polícia Federal (PF) de que o ex-presidente participou, sim, da organização de uma tentativa de golpe para se manter no poder.
A gravação foi apreendida no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Em nota, a defesa do ex-presidente afirma que se tratava de uma reunião rotineira em que “os presentes puderam manifestar publicamente sua opinião a respeito da conjuntura daquele momento.”