Diário Logo

O Diário Logo

Brasil registra marca histórica de mortes causadas por dengue 

Dados, que foram confirmados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, registraram 1.116 óbitos neste ano

8 de abril de 2024

No Alto Tietê, mais de 10 mil pessoas estão ou já tiveram dengue em 2024 | Freepik.

Reportagem de: Fabio Pereira

O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (08/04), o recorde de mortes causadas por dengue. Os dados, que foram confirmados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, registram 1.116 óbitos em 2024 em decorrência da doença. Por sua vez, os números no Alto Tietê, destacados pelo Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika, setor da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, totalizam quase 8 mil pessoas notificadas com a enfermidade. 

Atualmente, sete das dez cidades do Alto Tietê estão em situação de epidemia, que ocorre quando a incidência de contágio é superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes, são elas: Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Arujá. 

No caso de Mogi das Cruzes, por exemplo, cerca de duas mil pessoas já foram confirmadas com a doença. O município conta, ainda, com 6.890 casos prováveis, além de 4.719 em situação de investigação. Vale destacar que, na última semana, a cidade confirmou o segundo óbito causado por dengue. De acordo com a administração municipal, o óbito teria sido de um senhor de 93 anos, com comorbidades. Além disso, outras duas mortes, que possivelmente ocorreram por dengue, estão sendo investigadas.

Veja Também