Cratera reabre na Marginal Tietê e obras emergências devem durar 30 dias
Prefeito de São Paulo informou que três faixas da via seguem interditadas, mas uma delas deve ser liberada até quarta-feira (14)
12/05/2025 13h01, Atualizado há 5 meses
Cratera apareceu no mesmo local em que já havia sido aberta em 10 de abril | Reprodução/Redes sociais
A Marginal Tietê, em São Paulo, voltou a registrar o reaparecimento de uma cratera na madrugada de sábado (10), no mesmo ponto onde um afundamento havia sido identificado em abril deste ano. O novo incidente aconteceu na pista central, nas proximidades da Ponte Atílio Fontana, no sentido Castello Branco, em decorrência de falhas na tubulação de esgoto da Sabesp. As obras devem durar 30 dias.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local na noite deste domingo (11), acompanhado de secretários municipais e representantes da companhia. Em vídeo publicado nas redes sociais, informou que três faixas da via seguem interditadas, mas que uma delas deve ser reaberta ao tráfego até quarta-feira (14).
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
Segundo a diretora da Sabesp, Samantha Souza, os danos estão localizados a cerca de 18 metros de profundidade, onde está instalada uma caixa coletora responsável por conduzir o esgoto da Zona Norte até a Estação de Tratamento em Barueri. A estrutura será totalmente reconstruída, e a previsão é de que a obra dure cerca de 30 dias, com equipes atuando em regime contínuo.
Em entrevista à TV Globo nesta segunda-feira (12), o diretor de Engenharia da Sabesp, Roberval Tavares, detalhou que o mesmo poço havia sofrido uma fissura em abril. À época, foi feita uma manutenção corretiva, mas os danos se repetiram, e agora a única solução é a substituição completa da estrutura.
“Dessa vez, não há mais como realizar apenas reparos. Vamos reconstruir a caixa e abrir um novo poço de visita e inspeção”, afirmou Tavares.
Vale ressaltar que, segundo a Sabesp, motoristas com destino à Rodovia Castelo Branco e Marginal Pinheiros podem utilizar a região da Lapa, seguindo pela Ponte da Freguesia do Ó, Av. Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Av. Cerro Corá, Av. Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.