Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Ilhota se solta e ‘navega’ à deriva no Arquipélago de Marajó

Uma ilhota se soltou na manhã desta terça-feira (26) e “navega desgovernada” pelo leito do Rio Afuá, no arquipélago de Marajó, no Pará. A porção de terra passou pela área central da cidade e foi registrada em vídeo pelos moradores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município de Afuá, onde a ilha foi avistada […]

Por O Diário
26/04/2022 20h26, Atualizado há 52 meses

Uma ilhota se soltou na manhã desta terça-feira (26) e “navega desgovernada” pelo leito do Rio Afuá, no arquipélago de Marajó, no Pará. A porção de terra passou pela área central da cidade e foi registrada em vídeo pelos moradores. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município de Afuá, onde a ilha foi avistada pela primeira vez, o corpo de terra tem aproximadamente o tamanho de um campo de futebol e meio. 

A passagem da ilhota na orla de Afuá chamou a atenção dos moradores da cidade que registraram o momento:

“Olha aí pessoal, aqui passando, um pedaço de ilha se desprendeu. Maior que o navio. É um pedaço grande, tem até um buritizeiro lá atrás. Uma ilha enorme”, diz o autor da filmagem.

A prefeitura emetiu um alerta aos barcos da região para que tomem cuidado ao navegar pelo Rio Afuá:

“Pescadores foram alertadas para tomarem cuidado. À noite, se estiver escuro, os barcos podem se chocar com a ilha. Além disso, recomendamos aos curiosos que não adentrem a ilhota, pelo risco de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, além de animais como jacarés”, diz  Hilder Vinícius de Souza Félix, secretário de Meio Ambiente do município. 

A recomendação de Félix, no entanto, não foi seguida por moradores da região e já circulam vídeos nas redes sociais em que é possível ver o interior da ilhota. 

A passagem de blocos de terra pelo rio Áfua não é incomum nesta época do ano, explica Félix. No entanto, o episódio desta manhã chama atenção pelo tamanho do corpo de terra. Ano passado, uma outra ilhota já havia surpreendido os moradores.

“Por ser uma região de várzea é costumeiro que esse tipo de fênomeno ocorra, mas com blocos de terra menores. A gente acredita que a pororoca possa ter atingido esse bloco de terra e a feito se desprender do chão”, conta o secretário de Meio Ambiente. 

Ainda segundo Félix, a ilha chegou ao rio Áfua pelo rio Cajuúna. Após passar pela orla do município, o bloco de terra acabou preso nas proximidades de uma exportadora de madeira. Alguns barcos agiram para soltar a ilhota, que voltou a seguir o curso do rio que batiza a cidade. 

“Ela vai pegar a vazante para o rio Amazonas. Deve se prender em alguma praia, na beira do arquipelago de Marajó, ou pode retornar na vazante noturna”, explicou Félix.

 

Mais noticias

Tem filé de frango em casa? Faça essa receita proteica com molho para o jantar

Aveia ajuda a emagrecer? Entenda como as fibras e a saciedade podem contribuir para o processo

O que assistir no Prime Video em setembro? Veja 5 filmes e séries para colocar na lista

Veja Também