Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Moradores protestam após mortes em operação no Alemão e na Penha (RJ)

Manifestantes acusaram o governador Claudio Castro de ter liderado "uma carnificina"

Por Agência Brasil
30/10/2025 11h54, Atualizado há 9 dias

Protesto ocorreu em frente ao Palácio Guanabara | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Moradores dos Complexos do Alemão e da Penha fizeram um protesto nesta quarta-feira (29) em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro. Os manifestantes acusaram o governador Claudio Castro (PL) de ter liderado “uma carnificina” na operação policial que deixou mais de 100 mortos.

O grupo foi escoltado do Complexo da Penha até o Palácio Guanabara por policiais do Batalhão Tático Móvel da Polícia Militar.

Os manifestantes exibiram cartazes com frases como “estado genocida”, “todas as vidas importam”, “150 mortes por uma guerra política” e “Castro assassino”. Também havia dezenas de bandeiras do Brasil com manchas vermelhas.

“Não é possível que esse governador não seja responsabilizado por tantas vidas. Ou nós já temos pena de morte no país? O que aconteceu dentro da comunidade foi um genocídio. Toda véspera de eleição, tem uma estratégia de entrar nas nossas comunidades, matar o nosso povo e causar o terror”, disse Rute Sales, moradora da região e ativista negra.

Antes do protesto, Castro classificou a operação como “um sucesso” e disse que as únicas vítimas dos confrontos foram os quatro policiais mortos. Segundo ele, a operação deu um “duro golpe na criminalidade” e que não houve precipitação das forças de segurança.

O ato ocorreu pouco antes da reunião entre Castro e o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Eles anunciaram a criação de um escritório emergencial, com objetivo de enfrentar o crime organizado no estado, e melhorar a integração entre as esferas federal e estadual.

 A coordenação será compartilhada entre o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos.

Lewandowski disse que o governo federal vai aumentar do efetivo da Polícia Rodoviária Federal em 50 agentes nas estradas e o efetivo de agentes de inteligência no estado. Também foram colocados à disposição peritos e vagas nos presídios federais, caso o governo estadual requisite.

Mais noticias

Governo do Estado oferece transporte gratuito para estudantes nos dias de Enem

Veja como se preparar para ir bem em Português no Enem; professora dá dicas

Preocupado com Mercúrio retrógrado? Veja os cuidados que cada signo deve adotar

Veja Também