Pedágio eletrônico ‘Free Flow’, que virá para Mogi, começa a operar em São Paulo
Rodovia Laurentino Mascari foi a primeira a receber o novo sistema de cobrança; em Mogi, cobranças devem variar de R$ 1,08 a R$ 6,29
Pedágio é equipado com câmeras e sensores para identificar os veículos | Divulgação/Artesp
Reportagem de: Fabricio Mello
O modelo de pedágio eletrônico, o chamado ‘Free Flow’, começou a operar em Itápolis, no km 179 da rodovia Laurentino Mascari, nesta terça-feira (17). O sistema que permite o pagamento de tarifa é o mesmo que está previsto para operar nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga, em Mogi das Cruzes.
O sistema permite o pagamento de tarifa sem a necessidade de parar em uma praça. O pedágio eletrônico é composto por pórticos com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança ou pela placa. Com isso, os valores são cobrados automaticamente pela operadora contratada.
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Caso o veículo não possua a tag, o motorista terá até 15 dias para pagar a tarifa pelo site, aplicativo, telefone ou, no caso da SP-333, no posto de Serviço de Atendimento ao Usuário, de forma presencial.
Vale ressaltar que o não pagamento da tarifa é considerado infração grave de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de 5 pontos na carteira.
Em Mogi
O sistema ‘Free Flow’ deve ser o modelo utilizado nas rodovias da região. Por aqui, é esperado que cerca de 71 mil veículos passem pelas pórticos diariamente.
Segundo divulgado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a coletiva de imprensa realizada após a concessão do Lote Litoral – que contempla as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga – os pedágios da região devem custar de R$ 1,08 a R$ 6,29, variando de acordo com a distância percorrida.
Ao todo, serão instalados 15 pedágios eletrônicos nos 213 quilômetros das rodovias Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga e Padre Manoel de Nóbrega.