Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Temer diz que ‘diálogo permanente’ é única solução para pacificar A relação entre Bolsonaro e o STF

O ex-presidente Michel Temer defende que o “diálogo permanente” é a única solução para pacificar a relação entre os Poderes Executivo e Judiciário, abalada pela crise gerada pelo indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Temer está em Nova York para dar uma palestra para investidores estrangeiros interessados em entender o […]

Por O Diário
27/04/2022 17h11, Atualizado há 52 meses

O ex-presidente Michel Temer defende que o “diálogo permanente” é a única solução para pacificar a relação entre os Poderes Executivo e Judiciário, abalada pela crise gerada pelo indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Temer está em Nova York para dar uma palestra para investidores estrangeiros interessados em entender o cenário político do Brasil.

— Precisa de diálogo, porque a harmonia entre os Poderes também se faz mediante diálogo constante. Neste momento, o Executivo e Judiciário têm que dialogar e não podem se afastar um do outro. É o diálogo que resolve. Não há outra solução para encontrar uma solução comum. Temos instituições sólidas — afirmou Temer ao GLOBO.

Na semana passada, Temer divulgou uma nota sugerindo que Bolsonaro revogue o perdão concedido a Daniel Silveira após a condenação pelo STF e espere até o fim do trâmite da ação penal do parlamentar na Corte para editar novamente o decreto presidencial. O titular do Planalto, no entanto, ironizou em seu perfil no Twitter o conselho do seu antecessor e escreveu: “Não”.

Temer reconhece que Bolsonaro tem “competência constitucional” para conceder o indulto a Silveira, mas diz que o presidente deveria editar esse decreto em outro momento para manter a “harmonia das instituições”. Temer, que é advogado constitucionalista, também afirma que decidiu divulgar a nota sobre o caso na última sexta-feira pois recebeu pedidos para tentar pacificar a crise.

— Acabei lançando uma nota porque me instaram muito a fazer uma manifestação. Eu disse que, para a harmonia das instituições, o presidente deveria revogar esse decreto (do perdão a Daniel Silveira), aguardar o trânsito em julgado e depois, se for o caso, exercer a sua competência constitucional. Porque o presidente tem competência para decretar induto. E é uma competência privativa, ou seja, só ele pode praticar o indulto. Soltei aquela nota com o objetivo de tentar pacificar. Estaria pacificado se ele (Bolsonaro) ouvisse aquilo lá e dissesse: “Vou revogar e esperar o trânsito em julgado”. Mas ele resolveu não atender.

Temer foi um personagem central para negociar outra crise recente entre os Poderes. Após Bolsonaro afirmar nas manifestações de 7 de setembro que não iria mais cumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o ex-presidente foi levado a Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ajudar a escrever uma carta na qual o titular do Planalto pedia desculpas e reconhecia que as declarações ocorreram “no calor do momento”. Temer também intermediou uma conversa por telefone entre Bolsonaro e Moraes.

O ex-presidente afirma que a “desarmonia” entre as instituições é inconstitucional, porque quando há conflitos entre os Poderes a vontade do povo, expressa na Constituição, é descumprida.

— A obrigação de todo e qualquer agente público é obedecer a Constituição. Presidente da República, ministros do Supremo, governadores e parlamentares são autoridades constituídas. Portanto, são autoridades secundárias que têm que obedecer rigorosamente a autoridade primária, que é o povo. E a mensagem do povo está na Constituição. Todas as autoridades constituídas têm que obedecer rigorosamente a Constituição. E a Constituição prega paz e harmonia entre os Poderes e entre as pessoas. Então, toda vez em que há uma desarmonia há uma inconstitucionalidade, porque há uma desobediência da vontade do povo.

Mais noticias

Tem filé de frango em casa? Faça essa receita proteica com molho para o jantar

Aveia ajuda a emagrecer? Entenda como as fibras e a saciedade podem contribuir para o processo

O que assistir no Prime Video em setembro? Veja 5 filmes e séries para colocar na lista

Veja Também