Conheça mais sobre a unidade de mineração da Embu S.A na Serra do Itapeti
Jazida operada pela mineradora desde 1971 conta com tecnologia que dispensa a força humana em todas as etapas.
Dentro da área de preservação na Serra do Itapeti funciona o Instituto Embu de Sustentabilidade | Divulgação
Reportagem de: Especial AGFE
Fundada em 1971, a unidade de mineração da Embu S.A em Mogi das Cruzes está em pleno funcionamento desde então para oferecer matéria-prima utilizada na construção de casas, hospitais, rodovias, escolas, aparelhos eletrônicos, entre outras infinidades de produtos. No local também funciona a área de preservação ambiental da empresa, de quase 3,5 mil metros quadrados, onde também são desenvolvidas as atividade do Instituto Embu de Sustentabilidade.
A direção da unidade conversou concedeu uma entrevista à Jessica Leão, do +Diário, da TV Diário. Na ocasião, eles detalharam a responsabilidade socioambiental da empresa. O bate-papo pode ser conferido no aqui.
Renato Iwamoto Ferreira, gerente de produção da Embu, explicou que a unidade Itapeti é uma jazida de granito dentro da cidade de Mogi das Cruzes. Nela, todos os processos são realizados por meio de máquinas. Não há força humana na extração do material. Até chegar ao estágio final da matéria-prima bruta, os processos são divididos em:
- Remoção da terra do ambiente
- Perfuração da rocha
- Carregamento da rocha da rocha até a máquina de britagem
- Separação e classificação por tamanho
Um dos exemplos de tecnologia da empresa é a operação da linha de britagem. Em uma sala, dois funcionários operam os britadores, que fazem a quebra do granito em diversas frações. Também é diretamente da sala que é operada a peneira que faz a classificação de tamanho dos materiais.
“Aqui na pedreira são mais de 20 tipos de produto, com aplicações diversas. As nossas detonações são de duas a três vezes por semana, para atender o mercado local. A pedreira iniciou em 1971 e ainda tem rocha para os próximos 40, 50 anos. A brita é um bem necessário para as construções civis. A gente vê a aplicação em diversos usos: concreto, asfalto. Tudo o que a gente enxerga na área urbana no dia a dia tem a brita”, pontua Renato Iwamoto Ferreira, gerente de produção da Embu.
Ele ressalta ainda que a parte ambiental e social também é uma preocupação da Embu, por isso parte do terreno da empresa é de preservação ambiental. Conheça mais do Instituto Embu de Sustentabilidade.
O nome da empresa vem da primeira pedreira, na cidade de Embu das Artes, na região Metropolitana de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, a empresa conta com a unidade Itapeti, que fica na região da serra, no bairro Itapeti.
“O objetivo da Embu S.A é trabalhar com toda a industrialização da empresa sem causar nenhum impacto negativo para a comunidade do entorno e ao meio ambiente. Esse nosso estilo de mineração atende ao mercado regional, com uma área de atuação de 200 quilômetros de cada unidade”, explica Florisvaldo Guimarães, diretor comercial da Embu.
Conheça mais sobre a Embu, acesse o site da empresa.