Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Ortopedista do Imot é convidado para ministrar curso no Brasil e na Itália sobre técnica de cirurgia de prótese de quadril

Doutor Fernando Abdala apresentou aos participantes a experiência na chamada técnica da via de Acesso Anterior, ou DAA (DIRECT ANTERIOR APPROACH) nas unidades do Cadáver Lab de Cremona, na Itália, e em São Paulo.

Por Especial AGFE
31/10/2025 13h39, Atualizado há 8 dias

Doutor Fernando Abdalla no congresso de São Paulo | Arquivo Pessoal

A cirurgia ortopédica vive uma fase de constante evolução de métodos cada vez menos invasivos que promovem uma recuperação mais rápida e com menor dor para o paciente. Nesse cenário, a via de Acesso Anterior (DAA) para o implante de prótese de quadril se consolida como um avanço significativo.
Há anos, passei a me dedicar à especialização nesta abordagem. Nos últimos três anos, introduzi no Imot a DAA, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que acessa a articulação através de uma incisão na região frontal do quadril, próxima à virilha. Embora seja um padrão em centros internacionais, a DAA ainda é relativamente nova no cenário ortopédico brasileiro.

O investimento em aprimoramento e a experiência clínica nos procedimentos de DAA renderam o convite para atuar como professor em duas importantes capacitações sobre o tema, realizadas no mês de outubro nas unidades do Cadaver Lab em Cremona, na Itália, e em São Paulo.

Em ambos os eventos, a proposta pedagógica foi a DAA e as revisões complexas de prótese de quadril.
Na Itália, o treinamento concentrou-se na técnica DAA realizada com mesa de tração especializada, enquanto no Brasil, o curso em São Paulo ofereceu um panorama mais completo, abordando tanto a técnica com mesa de tração quanto a técnica sem mesa.

Curso foi sobre a técnica da via de  Acesso Anterior | Divulgação
Curso foi sobre a técnica da via de Acesso Anterior | Divulgação

As duas abordagens alcançam o objetivo central da DAA, que é a preservação integral dos músculos e tendões, utilizando diferentes recursos instrumentais para posicionar o membro e expor o fêmur. Os eventos garantiram que os cirurgiões participantes aprofundassem seus conhecimentos em módulos teóricos detalhados e sessões práticas intensivas, dominando o procedimento sob a orientação de especialistas reconhecidos.

É extremamente gratificante receber convites para trocas sobre um assunto que tanto me interessa. A participação como instrutor em nível internacional atesta que o trabalho desenvolvido se encontra na vanguarda do desenvolvimento tecnológico da cirurgia de prótese de quadril.

Especificamente, o curso realizado no Brasil representou um divisor de águas na evolução da cirurgia de prótese de quadril no país. Tive a honra de ser um dos cirurgiões convidados para compartilhar e disseminar o conhecimento e as nuances desta técnica de ponta com a nova geração de profissionais.

A Medicina de excelência exige atualização constante, estudo aprofundado e uma preparação rigorosa. Nosso compromisso é oferecer o que há de mais moderno, seguro e eficaz para a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes. O pioneirismo na aplicação e no ensino da DAA reflete essa dedicação à inovação e ao cuidado de alta performance.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Mais noticias

Governo do Estado oferece transporte gratuito para estudantes nos dias de Enem

Veja como se preparar para ir bem em Português no Enem; professora dá dicas

Preocupado com Mercúrio retrógrado? Veja os cuidados que cada signo deve adotar

Veja Também