Diário Logo

O Diário Logo

Cerimônia do Tooro Nagashi marca primeira tarde do Akimatsuri 2024; veja

Centenas de pessoas se reuniram para assistir e participar do ritual dos barquinhos iluminados

6 de abril de 2024

No folclore, os barquinhos iluminados ajudam o espírito dos mortos a voltar para o além | Fabrício Mello

Reportagem de: Fabricio Mello

Encerrando a primeira tarde do 37° Festival de Outono Akimatsuri, a cerimônia do Tooro Nagashi atraiu centenas de pessoas para o lago do Centro Esportivo Bunkyo e marcou a tarde com muito simbolismo e tradição.

A abertura do evento foi neste sábado (6), continua neste domingo e prossegue no próximo fim de semana.

A cerimônia é parte do folclore japonês e, segundo a lenda, os barcos iluminados ajudam o espírito dos mortos a encontrar o caminho de volta para o além. 

Eles vêm visitar seus entes que ainda estão vivos e, para garantir uma viagem de volta segura, as pessoas preparam barcos com velas, oferecem incenso e entoam mantras sagrados, demonstrando sua gratidão.

O Tooro Nagashi é uma das atividades na programação do festival. Aindaneste sábado começa o 13° Concurso Miss Akimatsuri 2024, com participação especial de Cintia Nishimura e Humberto Kenji.

O festival segue amanhã (7), começando com a apresentação do Grupo UCK de Mogi das Cruzes, às 10h30, no palco principal. No período da tarde, as expectativas giram em torno do Bon Odori, que acontece às 18h.

O Akimatsuri 2024 também acontece no próximo fim de semana, nos dias 13 e 14. O Centro Esportivo Bunkyo, onde está localizado o evento, fica na Av. Japão, n° 5919.

Veja Também