Emissora comemora 25 anos com uma programação especial que valoriza histórias, talentos e a conexão com o Alto Tietê
TV Diário | Reprodução
Reportagem de:
Com o objetivo de diversificar sua audiência e fortalecer a conexão com o público do Alto Tietê, a TV Diário tem investido não só em uma grade de entretenimento mais ampla e segmentada, mas também na presença ativa nos principais eventos da região. Em meio às celebrações pelos seus 25 anos de história, a emissora reforça seu compromisso com a região.
Segundo Renato Cocenza, Diretor de Operações da TV Diário, “o entretenimento é uma prioridade da TV Diário porque, ele é um pilar estratégico”. E explica: “Tudo o que fazemos aqui tem como objetivo informar, divertir e emocionar as pessoas. O entretenimento entrega todos os objetivos, é por meio dele que conseguimos estreitar laços com o público, reforçar nossa identidade regional e mostrar a força dos talentos, das histórias e das iniciativas que nascem aqui no Alto Tietê.”
“Nosso entretenimento é pensado para ser informativo, valorizando conteúdos que não apenas divertem, mas também aproximam o público de temas relevantes, histórias da nossa gente e iniciativas que transformam a região”, completa Cocenza.
A estratégia, liderada pelo setor de Programação e Entretenimento, sob gerência de Rafael Taranto, busca ampliar o alcance da TV Diário por meio de conteúdos que dialogam com a comunidade local dentro e fora da tela.
“Além de priorizar um Jornalismo de qualidade e eficaz, a TV Diário está atualmente focada em fortalecer o setor de Entretenimento. De modo geral, nosso objetivo é ampliar o alcance da emissora, estreitar os laços que nos unem com a população do Alto Tiete e fazer com que reconheçam e valorizem nossos programas”, afirma Rafael.
Com a comemoração dos 25 anos de história, a emissora preparou um programa especial que celebra sua trajetória e relevância na região. A atração reúne depoimentos marcantes de profissionais e personagens que fizeram parte dessa caminhada, inclusive da Programação e Entretenimento, além de mostrar bastidores inéditos que ajudam a contar a evolução da TV Diário ao longo do último quarto de século. O especial é exibido aos sábados, em quatro episódios com a penúltima exibição no dia 24 de maio, sempre às 11h45, e pode ser visto e revisto pelo Globoplay.
LEIA TAMBÉM
Muito além de “programar e entreter”, os eventos presenciais também aparecem como braços importantes do setor. A TV Diário tem participado ativamente de festas tradicionais da região. Hoje ela detém os direitos da Akimatsuri, Festa do Divino de Mogi das Cruzes, Festa Nordestina de Suzano e esse ano retoma a parceira com a Aflord de Arujá. Um exemplo da atuação foi a presença no Akimatsuri desse ano. A emissora montou um estande com karaokê, promoveu ações sobre a novela Vale Tudo e realizou transmissões ao vivo do DTV1, DTV2 e Compartilha.
Além dos eventos da região, a TV Diário realiza o Festcão, evento criado em 2005 que se tornou tradição em Mogi das Cruzes. O Sucesso foi tão grande que o Festcão expandiu para Suzano. Em 2025 foi realizada a 3ª edição de Suzano e em Mogi será realizada em novembro a 19ª edição ( em 2020 não foi realizado em função da pandemia COVID-19). O evento é realizado em parceria com a Prefeituras de Mogi e Suzano e conta com o apoio da iniciativa privada.
As decisões sobre novos programas e formatos passam por uma análise criteriosa de audiência e comportamento do público. A equipe utiliza dados e estratégias para entender onde estão os telespectadores, seja na televisão, internet ou outras plataformas.
“Com essas informações, conseguimos entender que tipo de conteúdo que o nosso público consome, em que horários e por quais canais. Assim, conseguimos criar programas mais adequados e relevantes”, explica Rafael. Uma das grandes metas do setor é acompanhar as mudanças rápidas no consumo de mídia.
“Como identificar e entender as tendências culturais e comportamentais? Essa é a pergunta de um ‘milhão’: temos que entender tudo o que está acontecendo, acompanhar as novidades não só no Brasil, mas também no mundo”, comenta Taranto.
Apesar da inovação constante, ele ressalta que manter a essência da emissora é fundamental: “Não podemos mudar nossa raiz”. O processo de produção de um programa de entretenimento, segundo Rafael, começa com a identificação de uma necessidade ou oportunidade. A partir disso, são realizadas reuniões de planejamento e briefing, momentos em que são definidos os conceitos e formatos.
Depois, entra em cena a produção, que organiza entrevistas, gravações e toda a logística envolvida. “Após a gravação, o conteúdo volta para a emissora, que faz a decupagem [processo de separação do material gravado], roteiriza e envia ao editor. O material passa por uma avaliação final antes de ir ao ar”, detalha.
Para ele, essas ações são fundamentais para aumentar a fidelidade do público e, consequentemente, a relevância da TV Diário.
“Quanto mais pessoas impactarmos com conteúdos de qualidade, mais nossa marca se fortalece na região.”
LEIA TAMBÉM
Além de celebrar o passado, a emissora também aposta em formatos que reforçam o vínculo com o presente da região. Um exemplo é o programa Compartilha, que destaca iniciativas locais, histórias inspiradoras e talentos do Alto Tietê, aproximando ainda mais o público da realidade retratada na tela.
Para Filipe Almeida, apresentador do programa, a evolução do formato acompanha uma tendência nacional. “Adotamos um estilo mais leve, mais solto no entretenimento e mais próximo ao público e com mais liberdade de criação.”
Entre os quadros mais marcantes do programa, Filipe destaca o sucesso do Caminhos do Alto Tietê, cuja nova temporada foi ao ar no último sábado (10/5). A série, que estreou em janeiro de 2025, já teve uma excelente repercussão ao explorar paisagens e atrações do ecoturismo regional, como a Lagoa Esmeralda. Agora, a proposta é mostrar as cachoeiras e corredeiras das nossas cidades. A busca por mostrar lugares pouco conhecidos está diretamente ligada ao interesse do público por histórias reais e acessíveis. “As pessoas querem conhecer mais sobre a nossa própria região. Elas se identificam com os personagens e os lugares que mostramos”, diz.
Ele conta que a relação com os telespectadores é uma das maiores recompensas de seu trabalho. “Eles me abordam na rua como amigos de longa data. A televisão tem esse poder de nos tornar parte da família das pessoas”, destaca. Ele lembra que essa proximidade é reforçada pelo tom leve e descontraído do programa: “O Compartilha permite mostrar até nossas falhas, mesmo nas gravações, porque a ideia é ser leve, descontraído e com um tom de humor.”
Filipe busca histórias que chegam tanto por indicações da equipe quanto por sugestões dos próprios telespectadores nas redes sociais.
“Muitas das pautas vêm desse contato direto. Às vezes, uma data comemorativa ou um tema relevante do momento nos guia.”
Com quase sete anos no ar, o Compartilha se consolidou como um dos pilares do entretenimento regional da TV Diário. Para Filipe, a verdadeira realização está no retorno do público: “Pode parecer clichê, mas é o carinho das pessoas que me faz continuar. Saber que conseguimos acessar o coração do telespectador é o que mais me emociona”, finaliza.
Outra atração que acompanha as transformações da emissora e do público ao longo dos anos é o Mais Diário. No ar há mais de uma década, o programa se consolidou como um dos pilares da grade de entretenimento da TV Diário, evoluindo em formato e linguagem para se conectar com uma audiência cada vez mais segmentada e fiel.
Jéssica Leão, apresentadora do Mais Diário, também comentou sobre as mudanças que o programa passou ao longo dos 12 anos no ar. Ela lembra que, no início, o Mais Diário era o único programa de entretenimento da casa e, por isso, tinha que abranger diferentes públicos e assuntos. “Hoje ele é voltado para um público mais feminino, mais família, mais maduro. Assim como eu também mudei e amadureci nesses anos”, contou.
Com a experiência do tempo, o formato também foi ajustado. O programa passou a ter mais pautas gravadas em estúdio, com foco em temas como saúde, culinária e bate-papo. “Hoje o programa é mais maduro. Temos uma cozinha funcional, e priorizamos conteúdos mais íntimos e familiares”, explicou.
Apesar de ser semanal e trabalhar com pautas mais atemporais, a produção enfrenta o desafio constante de encontrar personagens e histórias novas. “A gente tenta fuçar em cada canto da nossa região, buscando personagens diferentes do que todo mundo já fez e falou”, disse a apresentadora.
Segundo ela, a essência do programa sempre foi valorizar talentos e histórias da região do Alto Tietê, mas isso foi ganhando novos contornos com o tempo. “Hoje a gente fala de forma mais íntima com quem está em casa”, disse Jéssica. Desde então, ela destaca que o foco tem sido mostrar o que há de melhor na região, “não só os eventos, mas principalmente as pessoas”, finaliza.