Diário Logo

Conheça as propostas do Plano de Governo de Rodrigo Valverde para Mogi das Cruzes

O Diário uniu um compilado com as proposituras e Planos de Governo feitas por cada um candidatos à administração municipal

28 de setembro de 2024

Rodrigo Valverde e Jane Gondim | Divulgação

Reportagem de: Fabio Pereira

Rodrigo Valverde é um dos cinco prefeituráveis em Mogi das Cruzes. Com a proximidade das eleições municipais que, em 2024, definirão os cargos de prefeitos e vereadores para o mandato (2025-2028), há um aumento da procura de informações sobre as principais propostas formuladas pelos candidatos postulantes aos pleitos. Pensando nisso, O Diário uniu um compilado com as proposituras e Planos de Governo feitas por cada um candidatos à administração municipal.

Rodrigo Valverde

Ao lado de sua candidata a vice, Jane Gondim (PDT), Rodrigo Valverde (PT), com a coligação “Mogi da Prosperidade” – composta pelos partidos PT, PV, PCdoB, PDT, Democracia Cristã, PSOL, PMB, Rede e Solidariedade – foi primeiro postulante em Mogi das Cruzes a ter o nome registrado oficialmente pela Justiça Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para disputa da majoritária nas eleições deste ano.

Esta é a segunda vez que Valverde tenta o pleito. Com 33.509 votos obtidos na disputa em 2020, ficando atrás do atual chefe do Executivo mogiano, Caio Cunha, e do então prefeito Marcus Melo – à época integrante do PSDB – que foram ao segundo turno com 54.591 e 81.555 votos sufrágios, respectivamente.

Saúde

Em relação à saúde, há propostas direcionadas à duplicação da rede de atenção primária,  incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESFs), além da adoção do método de telemedicina, que possibilita acesso aos serviços médicos de maneira remota. 

Sobre a inauguração de novos equipamentos, as propostas contemplam a abertura da Maternidade Municipal, construída em 2022 no distrito de Brás Cubas, mas que segue inativa desde então, além da construção de uma nova unidade do Pronto-Socorro Municipal. O Plano de Governo prevê, ainda, que os pacientes com mobilidade reduzida e condições crônicas recebam medicamentos diretamente em casa, sem a necessidade de deslocamento. 

LEIA TAMBÉM

A implementação de um equipamento de atendimento 24 horas em cada um dos 11 distritos de Mogi das Cruzes também está prevista como proposta. A construção de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Mogi Moderno também figura como promessa em um eventual gestão. Ações direcionadas à saúde mental, odontológica e, principalmente, campanhas de prevenção de doenças são destaques no plano de governo. 

Segurança Pública

Para a melhoria da Segurança Pública, o candidato propõe o aumento do quadro de funcionários que compõem a Guarda Civil Municipal (GCM) para 400 membros. Realização de concursos públicos, treinamento inicial e integração dos novos agentes também estão previstos. O uso de câmeras corporais para documentar as intervenções dos GCMs é outro ponto que o documento destaca, visando mais transparência nas operações. 

A instalação de botões de pânico em locais estratégicos conectados à central de monitoramento da GCM, bem como o aumento do número de viaturas em operação pela cidade, também são propostas mencionadas. A novidade, para além da possibilidade de crescimento da corporação em número de agentes e viaturas, está na pretensão de oferecer à população um aplicativo que acione o guarda mais próximo em situação de urgência. 

Educação

Construção de cinco novas creches, cada uma com capacidade para 200 alunos, além do fortalecimento do ensino fundamental com a criação do programa “Pé de Meia Mogiano”, que terá como principal objetivo, caso Valverde chegue ao cargo de chefe do Executivo, alcançar a assiduidade, desempenho, senso de comunidade e poupança para a educação futura dos alunos. Ele promete, ainda, implementar um sistema de educação integral em 50% das escolas municipais. 

Sobre a melhoria da aplicação do ensino municipal, o Plano de Governo de Rodrigo Valverde propõe o fortalecimento dos funcionários por meio do ajuste dos salários de algumas funções, por exemplo, coordenadores, diretores e vice-diretores para evitar distorções e, dessa forma, atrair mais profissionais qualificados aos cargos. Estabelecimento de unidades do Centros de Educação Unificados (CEUs) em Brás Cubas, César de Souza e na região central, também estão previstos. 

Mobilidade Urbana

Para a Mobilidade Urbana mogiana, as propostas principais abordam a implementação da tarifa zero seletiva para grupos e modalidades como os 91 mil beneficiários do Bolsa Família, números que representam 20% da população da cidade. O Corredor Verde Leste-Oeste com ônibus elétricos e Wi-Fi e novos terminais em Jundiapeba, César de Souza e Brás Cubas também aparecem como proposituras. 

Cultura

Entre as propostas direcionadas à Secretaria de Cultura, destacam-se a promoção de para fomentar debates contra a violência e promover espaços de arte e formação cultural para mulheres. Também está prevista, em uma eventual gestão, a ampliação do banco de dados de artistas locais e o estabelecimento de um calendário anual de editais. Além disso, outra medida em caso de vitória, é a ampliação de alcance dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura e o  desenvolvimento de programas de formação cultural.








Veja Também