Críticas e questionamentos compõem debate dos candidatos de Suzano
Ação, promovida pela TV Diário, foi realizada durante a noite deste sábado na sede da própria emissora
Debate contou com a participação de quatro candidatos à prefeitura suzanense | Josué Suzuki/O Diário de Mogi
Reportagem de: Fabricio Mello
Na noite deste sábado (28), os candidatos à Prefeitura de Suzano participaram do debate promovido pela TV Diário. A ação foi marcada por questionamentos e troca de críticas entre os postulantes ao Executivo.
O debate da noite contou com troca de farpas entre os candidatos Caian Zambotto (PSOL) e Walmir Pinto (PV). Entre as acusações, Zambotto questionou sobre “qual cargo foi prometido” para Walmir Pinto que, na réplica, citou – por diversas vezes – que Zambotto não seria morador legítimo da cidade. Houve, ainda, críticas à atual gestão de Rodrigo Ashiuchi e ao seu candidato, Pedro Ishi (PL). Gerice Lione, candidata do Podemos, também participou das rodadas de críticas a atual gestão, mas escapou da maioria das provocações.
Assista também:
- Vamos conversar com os candidatos antes de debate da TV Diário
- Candidatos à Prefeitura de Suzano participam de debate
Entre os comentários mais ácidos da noite, Walmir Pinto chegou a disparar: “Depois de perder a eleição, ele [Zambotto], no dia 7, vai fazer as malas e voltar para Alphaville”. A fala foi retrucada por Zambotto com uma crítica à atual gestão e à trajetória de Walmir: “Infelizmente, você está vendido para essa gestão, uma gestão que faz um péssimo trabalho e da qual você faz parte”.
Ishi, diante das acusações e críticas ao governo de seu “mentor” – maneira com que o próprio Ishi se refere à Ashiuchi -, destacou as condenações de Marcelo Cândido (PSOL), ex-prefeito de Suzano e apoiador de Zambotto, durante o debate. O candidato do PL chegou a dizer que “teria vergonha de ter o apoio de alguém condenado”, direcionando o comentário ao adversário.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Ishi, também, teve um enfrentamento com Gerice, durante o terceiro bloco do debate, ao falar sobre o histórico da candidata – que fazia parte do PL. Gerice ressaltou que apoiou o governo de Ashiuchi até um episódio onde o prefeito teria tentado forçar ela a votar em um candidato para a presidência da Casa de Leis. “No meu gabinete, quem manda sou eu, não é o seu prefeito”, retrucou Gerice.
Sobre isso, Ishi devolveu questionando essa declaração de Gerice e colocando em pauta o “empoderamento feminino” que a candidata prega. “Quem conhece de fato a senhora, sabe que quem manda no seu gabinete é seu esposo. Tanto que a senhora leva esse nome, ‘Gerice Lione, esposa do Prefeito da Academia’”, alfinetou.
Sobre o debate
Para participar do debate, foram convidados os candidatos Caian Zambotto (PSOL), Gerice Lione (Pode), Pedro Ishi (PL) e Walmir Pinto (PV). Puderam participar da ação os candidatos que integram legendas com, pelo menos, cinco representantes eleitos no Congresso Nacional.
A ação aconteceu na sede da própria emissora e teve transmissão ao vivo. Vale lembrar que o debate ainda pode ser assistido pelo Globoplay.
Durante o debate, os candidatos puderam apresentar suas propostas para a cidade e fazer questionamentos aos adversários.
Entre os temas determinados para o segundo e quarto bloco, foram sorteados Meio Ambiente, Saneamento, Lazer, e Educação Fundamental, Segurança Pública, Cultura, Habitação e Plano Diretor. No primeiro e terceiro bloco, vale ressaltar, o tema foi livre.
Repercussão
Após o debate, os quatro candidatos concederam uma entrevista para O Diário, onde comentaram sobre seus respectivos desempenhos e impressões sobre o debate. Confira:
“Muito importante, como eu vinha dizendo, um espaço democrático em que a gente tem tempo para falar as nossas propostas. Eu espero que a nossa população tenha entendido que o nosso plano de governo é o mais arrojado, o mais inovador e o que mais atende os anseios da nossa população”, disse Caian Zambotto.
“Por ter sido a primeira vez em que a nossa cidade de Suzano participou, achei muito bacana. Não houve desrespeito, os candidatos mostraram as suas propostas e é isso que a população quer: enxergar o que é, de fato, melhor para a cidade. Quero agradecer aos apoiadores do meu projeto que trabalharam para que a nossa cidade, de fato, tenha a sua renovação”, disse Gerice Lione.
“Um importante debate para a cidade de Suzano, onde a gente conseguiu colocar as nossas propostas, mostrar o nosso plano de governo, e assim a cidade de Suzano pode conhecer o melhor projeto para a cidade. Eu nasci na cidade e vou cuidar com muito amor da nossa cidade. Por isso, quero agradecer aos telespectadores por acompanharem esse primeiro debate da nossa cidade”, disse Pedro Ishi.
“É um momento importante da nossa democracia. Há tempos atrás, era quase impossível para a imprensa fazer esse tipo de debate. O tempo é curto para apresentar todas as nossas propostas, há inúmeras outras propostas que eu gostaria de ter debatido mais aqui, mas não deu”, disse Walmir Pinto.
Debate em Mogi
Na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, a TV Diário recebe os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes para o debate.
Foram convidados os candidatos Caio Cunha (Pode), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT), seguindo o mesmo critério citado acima.