Veja como foi o debate dos candidatos de Mogi das Cruzes em tempo real
O Diário traz a cobertura completa do debate dos candidatos de Mogi das Cruzes, com imagens ao vivo e atualizações constantes
Caio Cunha, Mara Bertaiolli e Rodrigo Valverde se preparam para o debate | Fabio Pereira/O Diário de Mogi
Reportagem de: Fabricio Mello
Os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes participam, na noite de hoje (3), do debate promovido pela TV Diário. Foram convidados os candidatos Caio Cunha (Pode), Mara Bertaiolli (PL) e Rodrigo Valverde (PT). Nesta página, você confere as atualizações sobre o debate em tempo real. Para isso, basta atualizar a página.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
LEIA TAMBÉM
- Antes do debate da TV Diário, assista aqui um papo de 5 minutos com cada candidato
- Candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes participam de debate na TV Diário; veja onde assistir
Confira as notícias sobre o debate:
- 19h30
A partir de agora, começa o horário de chegada dos candidatos.
- 19h45
Caio Cunha, candidato à reeleição pelo Podemos, foi o primeiro a chegar na sede da TV Diário. Na entrada, ele deu entrevista ao vivo para o Instagram de O Diário, aos repórteres Fabrício Mello e Fábio Pereira. Veja abaixo:
- 20h
A candidata do PL, Mara Bertaiolli, acaba de chegar à emissora. Ela veio acompanhada do vice, Téo Cusatis, e do marido, Marco Bertaiolli. Veja abaixo a chegada dela.
- 20h10
Rodrigo Valverde é o terceiro e último candidato a chegar na sede da TV Diário. O candidato veio acompanhado da candidata à vice de sua chapa, Jane Gondim (PDT) e falou com jornalistas na entrada. Confira:
- 20h30
Os candidatos participam do programa “5 minutos com o candidato”, do O Diário. Eles serão entrevistados em ordem de chegada – Caio Cunha, seguido por Mara Bertaiolli e Rodrigo Valverde. O programa será transmitido pelo YouTube. Assista:
Apresentado por Josué Suzuki, com participação do repórter Fabrício Mello, o programa vai ouvir as expectativas dos candidatos para o debate e conversar sobre a sua atuação na reta final da campanha.
- 20h55
Os candidatos finalizaram sua participação no programa do O Diário e, agora, se reúnem com as suas assessorias para se preparar para o debate.
- 21h30
A TV Diário realiza os últimos preparativos para a ação. Assista ao debate pelo g1 clicando aqui.
LEIA TAMBÉM
Assim como no debate dos candidatos de Suzano, o debate dos candidatos de Mogi das Cruzes contará com a participação de interpretes de libras durante todos os blocos. A interprete está sendo acompanhada e orientada pela equipe neste momento.
- 21h40
Os candidatos começam a se preparar no estúdio da TV Diário. Usando como base a ordem de chegada deles à emissora, os três receberam a orientação e, agora, aguardam o início da transmissão.
- 21h50
Todos os candidatos já estão a postos no estúdio da TV Diário. O debate vai ao ar após a novela “Mania de Você” e terá cerca de uma hora de duração, segundo a organização.
- 22h05
O debate com os candidatos de Mogi das Cruzes, promovido pela TV Diário, começou. O mediador da ação será o jornalista Giba Bergamim, da Rede Globo, que inicia apresentando os candidatos e o regramento da ação.
Vale lembrar que participam do debate os candidatos que fazem parte de partidos com, pelo menos, cinco representantes eleitos no congresso nacional e, por isso, Sheila Mantovanni (PMN) e Roberto Rodrigues (PRTB) não foram convidados.
Primeiro Bloco
- 22h11
Por ordem definida em sorteio, Mara Bertaiolli é a primeira a fazer uma pergunta. Ela escolheu Rodrigo Valverde para responder a sua pergunta. Em sua pergunta, Mara questionou quais são as propostas de Valverde para a população idosa em situação de extrema pobreza.
Valverde defendeu a necessidade de programas de assistência à população idosa. Mara, em sua réplica, prometeu abrir mais moradias para a população idosa e promover diálogos com o Governo do Estado para trazer recursos para novos programas.
Na tréplica, Valverde criticou a isenção dada à empresa responsável pelo transporte público durante a gestão de Marco Bertaiolli e questionou a atenção que os idosos receberiam, visto a prioridade à empresas.
- 22h14
Caio Cunha é o segundo a perguntar e precisa direcionar a pergunta para Mara Bertaiolli. Ele pediu mais informações sobre o Integra Mogi.
Mara, em sua resposta, detalhou as obras que estão previstas em seu programa de governo voltadas para a Mobilidade Urbana. A candidata ressaltou, ainda, que as obras devem gerar mais empregos em Jundiapeba – por onde as obras vão passar.
Na réplica, Caio Cunha disse que a proposta é algo que já tem sido executado na atual gestão – com 80% da execução completa. O candidato ressaltou que o avanço de licenças ambientais relacionadas à obra. Ao final do seu tempo, Caio Cunha questionou o que a candidata fará para resolver as questões relacionadas à licenças ambientais
Mara, na tréplica, disse que as obras estão “há 4 anos paradas” e negou as declarações de Caio Cunha em relação ao Integra Mogi.
- 22h20
Rodrigo Valverde é o terceiro a perguntar e precisa direcionar o questionado à Caio Cunha. Ele perguntou ao candidato o que fazer para combater o crime organizado na cidade.
Em sua resposta, Caio Cunha respondeu que Mogi das Cruzes é a sexta cidade mais transparente do Estado e que promoveu a revisão de contratos na primeira semana de seu mandato. O candidato ressaltou que quem tem relações com o crime organizado é, na verdade, o grupo da candidata Mara Bertaiolli.
Valverde, na réplica, ressaltou a presença de contratos superfaturados na gestão atual e na gestão de Marco Bertaiolli.
Na réplica, Caio Cunha citou um exemplo para justificar a nomeação de uma suposta pessoa envolvida com o crime organizado em sua gestão. Caio voltou a citar que a candidata Mara é quem possui envolvimento com o crime organizado.
Mara Bertaiolli solicitou, durante o questionado de Valverde, o direito de resposta. Entretanto, após avaliação da produção, o pedido foi negado.
- 22h25
O primeiro bloco está encerrado. O debate retorna após o intervalo. Neste momento, os candidatos estão conversando com seus assessores.
Segundo Bloco
- 22h27
O debate foi retomado. O jornalista mediador explica as regras do segundo bloco no debate. Mara Bertaiolli fez um novo pedido a direito de resposta, mas também foi negado.
Mara Bertaiolli é a primeira a fazer sua pergunta com o tema “pavimentação” e escolheu Rodrigo Valverde para responder sua pergunta. Mara perguntou o que Valverde fará em relação a falta de asfalto nos bairros de Mogi das Cruzes.
Valverde reconheceu que a cidade possui um problema em relação à pavimentação e que a atual gestão desperdiçou recursos com o programa de pavimentação atual. Valverde disse que dialogará com o Governo Federal para trazer recursos, visto que os governos anteriores “jogaram fora muitos recursos”.
Mara iniciou sua réplica criticando os comentários direcionados ao seu marido, Marco Bertaiolli e disparou: “eu sou a candidata”. Mara citou bairros que precisam de mais atenção em relação à pavimentação.
Na tréplica, Valverde disse que Mara sempre esteve ausente na defesa de Mogi das Cruzes. “A senhora só está aqui, disputando a eleição, por conta do seu sobrenome”, disse o candidato.
Caio Cunha solicitou direito de resposta, mas foi negado. Mara também solicitou direito de resposta e o pedido está em análise.
22h32
Caio Cunha é o segundo a perguntar e escolheu Mara Bertaiolli para responder sobre “Saúde”. Ele perguntou quais são as propostas da candidata para reduzir as filas de espera.
Mara disse que a cidade possui um problema de Saúde e, na sua resposta, citou obras que pretende abrir durante uma eventual gestão – como a Maternidade Municipal – e que o setor será uma prioridade de seu governo.
Caio Cunha, na réplica, disse que candidata desviou do assunto da questão – que era as filas de espera. Caio citou os mutirões realizados durante a sua gestão para reduzir a fila de espera e criticou o vice de Mara, Téo Cusatis, que foi secretário de Saúde, por mandar pessoas do sistema particular para o público.
Mara, na tréplica, disse que Caio Cunha mentiu. Ela disse que as filas estão “absurdas”. Mara criticou a “falta de postura” de Caio Cunha enquanto prefeito.
A análise do pedido de resposta de Mara foi concluída, mas o pedido foi negado.
- 22h37
Rodrigo Valverde é o terceiro a perguntar e precisa questionar Caio Cunha. O tema escolhido foi “saneamento” e Valverde perguntou o que foi feito pelos bairros de Mogi que não tem saneamento básico.
Caio Cunha citou obras do setor que foram realizadas durante a sua gestão, como as de Nova Jundiapeba e do Parque São Martinho. Caio Cunha disse que foi necessário refazer muito do sistema de saneamento.
Na réplica, Rodrigo Valverde disse que ainda existem centenas de bairros sem saneamento e que Caio Cunha só conseguiu entregar o que já estava em andamento. Valverde disse que existem moradores que não têm previsão de receber saneamento básico em suas respectivas regiões.
Na tréplica, Caio Cunha citou outros bairros que foram contemplados pelas obras de sua gestão. “Mogi das Cruzes já fez tanto empréstimo, que fica difícil fazer novos empréstimo para esse tipo de obra”, explicou Caio Cunha em sua tréplica.
22h42
O segundo bloco está encerrado. O debate será retomado após o intervalo. Neste momento, os assessores estão orientando os candidatos para o próximo bloco.
Terceiro Bloco
- 22h45
O debate foi retomado. O terceiro bloco será composto por questionamentos entre os candidatos, mas com tema livre.
Seguindo a ordem definida em sorteio, Mara Bertaiolli é a primeira a fazer a pergunta. Ela escolheu Caio Cunha para responder a pergunta e questionou o que o prefeito fará em relação ao aumento de casos de violência contra a mulher.
Caio Cunha disse que “todos os índices de criminalidade caíram assustadoramente” durante a sua gestão e citou medidas que foram adotadas ao longo dos seus quatro anos de governo. Caio Cunha disse que, em seu plano de governo, consta a criação de uma Delegacia da Mulher 24h – que será responsável pelo atendimento administrativo e jurídico de futuros casos de violência.
Mara disse, na réplica, que, em uma eventual gestão, criará a Secretaria da Mulher e que pretende criar duas novas delegacias da mulher. Mara disse, ainda, que seu governo será pautado pelo respeito e dignidade à mulher.
Caio Cunha, na tréplica, questionou “com que autoridade” Mara pretende criar duas novas Delegacias da Mulher. Caio Cunha, durante a tréplica, ainda negou as acusações de machismo feitos pela Mara.
- 22h50
Valverde é o segundo a questionar no terceiro bloco e escolheu Mara para responder a sua pergunta. Valverde perguntou o que será feito para melhorar a Saúde em Mogi.
Na resposta, Mara defendeu a necessidade de “reestruturar” a Saúde de Mogi das Cruzes. Mara deu garantia de que cumprirá o que está sendo prometido em seu plano de governo, principalmente em relação às propostas para a Saúde, como o aumento do horário de atendimento dos postos de Saúde e a criação de novas unidades de atendimento.
Na réplica, Valverde disse que a candidata mentiu quando disse que andou pelas periferias. Valverde, sobre a Saúde, prometeu o Posto de Saúde 24h em César de Souza e em outros distritos que são mais afastados do Centro.
Na tréplica, Mara disse que Valverde foi machista ao menosprezar suas propostas. Mara disse que desde 2014 assumiu a presidência do voluntariado em Mogi das Cruzes e que, por isso, andou sim pela cidade.
Valverde pediu direito de resposta, mas foi negado.
- 22h55
Caio Cunha foi o terceiro a perguntar no bloco. Ele perguntou a Rodrigo Valverde a sua opinião sobre o Marco Bertaiolli ter assumido o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Valverde respondeu de forma objetiva e disse: “O ‘Amor por Mogi’ custa R$ 40 mil por mês”. Ele disse que o ex-prefeito e ex-deputado colocou a esposa para disputar a eleição na cidade em seu lugar e, novamente, negou as acusações de machismo.
Na réplica, Caio Cunha disse que respeita Mara enquanto moradora de Mogi das Cruzes, mas que vê problemas em sua candidatura. Caio Cunha questionou a validade da atuação do TCE em Mogi das Cruzes caso Mara seja eleita, visto sua relação com o conselheiro.
Na tréplica, Valverde disse que falta propostas no debate. Valverde citou problemas e condenações de integrantes nas chapas de seus adversários e aproveitou a tréplica para defender a sua candidatura.
Mara Bertaiolli fez dois pedidos de direito de resposta, mas ambos foram negados.
- 23h00
O terceiro bloco está encerrado. O debate volta após o intervalo. Neste momento, os assessores conversam com os candidatos, que se prepararam para o último bloco.
Quarto Bloco
- 23h02
O debate foi retomado. Começa o quarto e último bloco, onde os candidatos respondem perguntas feitas sob temas determinados em sorteio.
Rodrigo Valverde é o primeiro a fazer sua pergunta, com o tema “Orçamento Municipal”. Valverde escolheu Mara Bertaiolli para responder e perguntou qual a prioridade do orçamento de Mogi das Cruzes.
Mara, em sua resposta, disse que é necessário “priorizar as coisas”, mas que seu compromisso é não aumentar o imposto. Ela disse que irá estudar o orçamento e que irá fazer tudo, em uma eventual gestão, dentro do seu orçamento.
Valverde, na réplica, criticou a “generalidade” das respostas de Mara Bertaiolli. Na sua fala, o candidato voltou a falar de suas propostas, dessa vez para diferentes setores, e disse que o orçamento – em sua eventual gestão – será maior, mas sem aumento de imposto.
Mara Bertaiolli, na tréplica, disse que não acredita na proposta de Valverde para o aumentar o orçamento de Mogi das Cruzes. “Só se o senhor for mágico”, disparou. Mara disse que trabalhará dentro do orçamento da cidade e que garante que “fará acontecer”.
- 23h08
Mara é a segunda a questionar. O tema é “Iluminação Pública” e ela escolheu Caio Cunha para responder. Mara disse que o LED usado para troca na gestão de Caio Cunha é de “péssima qualidade” e questionou o que será feito para resolver esse problema.
Caio Cunha, na resposta, disse que sua gestão conta com um programa de 100% LED na cidade e que 40% já foi realizado. Caio disse que a iluminação é uma questão de segurança e sustentabilidade.
Na réplica, Mara disse que “mais uma vez falta verdade na resposta” de Caio Cunha. Mara citou o aumento de casos de estupro como um argumento para falta de segurança – e iluminação – e acusou Caio Cunha de desrespeitar as mulheres.
Na tréplica, Caio Cunha disse que foram instalados 20 mil LEDs e que só não foi foram instalados mais para não desrespeitar a economia de Mogi das Cruzes.
- 23h13
Caio Cunha faz a última pergunta do debate, sob o tema “Meio Ambiente”, e escolheu Mara Bertaiolli para responder. Caio perguntou quais são as propostas para o setor da candidata.
Na resposta, Mara disse que a crise climática é um problema mundial e não só em Mogi das Cruzes. Mara, ainda, defendeu que é necessário prevenir problemas, como as queimadas, integrando as forças de Segurança de Mogi das Cruzes. Além disso, Mara apresentou, como proposta, a arborização de diferentes pontos da cidade. Ela ainda defendeu o tratamento adequado dos resíduos.
Caio Cunha, na réplica, questionou a falta de propostas reais na fala de Mara e alfinetou dizendo que “será acusado de machismo” por questionar a resposta dela. Caio Cunha disse que, em sua gestão, houve propostas para o Meio Ambiente e citou ações voltadas à reciclagem.
Na tréplica, Mara Bertaiolli disse que foi acusada de “incompetente” por preconceito por parte de Caio Cunha. Mara retrucou citando a vice-prefeita, Priscila Yamagami (PP), dizendo que nem ela o prefeito trataria com respeito.
- 23h17
O debate está encerrado. Os candidatos terão dois minutos para apresentar suas considerações finais. A ordem sorteada é: Caio Cunha, Mara Bertaiolli e Rodrigo Valverde. O Diário entrevistará, ao vivo pelo Instagram, os três candidatos para ouvir as suas avaliações sobre a ação e sobre a sua performance no debate.
Assista:
- 23h44
As atividades dos candidatos na emissora estão encerradas. A partir de agora, os candidatos devem começar a deixar a sede da TV Diário.