Lasanha e nhoque serão opções gastronômicas na Festa do Divino
Celebrações serão executadas entre os dias 9 e 19 de maio; no local, é possível conferir e saborear variadas opções para alimentação
Celebrações serão executadas entre os dias 9 e 19 de maio; no local, é possível conferir e saborear variadas opções para alimentação | Divulgação
Reportagem de: Fabio Pereira
Uma das atrações mais esperadas da Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes é, sem dúvida, a série de opções gastronômicas oferecidas ao longo dos dias de celebração e devoção. Neste ano, assim como em edições anteriores, serão preparados variados alimentos por entidades beneficentes. Entre elas, está a Associação São Lourenço, que irá produzir e vender lasanhas por R$ 38 e nhoque por R$ 27, que terão massa artesanal e molho natural.
Vale lembrar que, em 2024, a Quermesse do Divino será iniciada na próxima quinta-feira (09/05) e se estende até o dia 19 de maio (domingo). O evento ocorrerá das 18h30 às 23 horas, de segunda a sexta-feira. Porém, aos fins de semana, as atividades estão marcadas com início às 14 horas e término às 23h30. Para além das opções gastronômicas, a cidade receberá, durante as comemorações, nomes como Demônios da Garoa, Ivan Lins, João Vitor Mafra, Banda Band It, Tony Angeli, entre outros.
A entidade
A Associação São Lourenço acolhe crianças que estão na primeira infância com idade entre 0 a 6 anos. Atualmente, 13 crianças são assistidas pela entidade, que foram encaminhadas por meio do conselho tutelar ou judiciário. De acordo com a assistente social Fabiana Sellito, os trabalhos efetuados não recebem subsídio governamental.
“Nossos cuidadores têm como missão cuidar destas crianças. Não são remunerados, todos são voluntários residentes. Toda a renda será direcionada aos cuidados destes jovens e às famílias dos missionários voluntários que também residem no espaço”, comenta.
LEIA TAMBÉM
- Churrasco grego faz parte do cardápio do Divino.
- Quermesse da Festa do Divino irá beneficiar 33 instituições.
- Festa do Divino poderá se tornar patrimônio imaterial do Brasil.
Patrimônio imaterial
Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes deu, em 26 de abril, mais um passo para ser reconhecida como bem cultural do patrimônio imaterial do Brasil. O avanço ocorreu devido ao bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, e ao presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Marcelo Braz, assinarem o requerimento do projeto.
De acordo com o bispo Dom Pedro, a noite foi marcada por um importante passo, de modo em que, as assinaturas colhidas hoje, sejam entregues para análise do IPHAN, em Brasília, no dia 14 de maio.
“Concluímos hoje a assinatura de um documento que será entregue ao IPHAN – órgão nacional do patrimônio histórico e artístico -, para que a nossa festa seja reconhecida como um patrimônio imaterial e nacional. Esta iniciativa teve um longo trabalho até chegar em sua documentação e, agora, também é um longo trabalho até o reconhecimento”, afirmou.