Diário Logo

O Diário Logo

Mogi concede autorização para realização da ‘Festa do Divino’

Termo de cessão do espaço Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar e o alvará para a realização da festa foram assinados hoje

29 de abril de 2024

Termo de cessão do espaço Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar e o alvará para a realização da festa foram assinados hoje | PMMC

Reportagem de: O Diário

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, assinou nesta segunda-feira (29) o termo de cessão do uso do espaço do Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar e o alvará para a realização da Festa do Divino Espírito Santo de 2024. O ato de assinatura aconteceu em cerimônia realizada no Theatro Vasques, a 10 dias do início da festa, uma das mais antigas e tradicionais festas do Divino Espírito Santo que se tem notícia no Brasil e que, neste ano, chegará à sua 411ª edição.

O evento que contou com a presença e participação do bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, dos festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, dos capitães de mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos, secretários municipais e autoridades, sucedeu a abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo, no hall de entrada do prédio sede do Executivo.

“A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem apoio irrestrito da Prefeitura, é feita por mogianos e para os mogianos. Todas as secretarias estão empenhadas para que, pelo segundo ano consecutivo, a festa tenha o maior apoio de toda sua história”, destacou o prefeito Caio Cunha.

LEIA TAMBÉM

O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini fez a bênção do Subimpério e lembrou também que a Festa poderá ser reconhecida como bem cultural de patrimônio imaterial do Brasil.

“Na última sexta-feira (26), o prefeito Caio Cunha participou da assinatura do requerimento do projeto que pode tornar a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes como bem cultural de patrimônio imaterial do Brasil. O documento será enviado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Brasília, onde seguirão os trâmites legais para o início do processo”, disse o bispo que também lembrou do trabalho das rezadeiras, das abelhinhas e todos que colaboram para a realização da festa.

411ª edição

A Festa do Divino Espírito Santo de 2024 acontecerá entre os dias 9 e 19 de maio e marca o 411º aniversário de fé e devoção na cidade de Mogi das Cruzes. O tema deste ano é “Divina Misericórdia”, com o lema “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da misericórdia”.

A programação terá novena na Catedral de Sant’Ana com missas presididas por autoridades religiosas locais, Alvorada diária, cerimônias especiais, como a Troca das Bandeiras, cetro e coroa, a Bênção do Império, quermesse, e também cortejo da Entrada dos Palmitos e Cerimônia de Pentecostes – procissão em honra ao Divino Espírito Santo. A programação completa está disponível no site da festa.

Veja Também