Prefeitura de Mogi anuncia o ‘Zap Dengue’, ferramenta de combate à doença
Anúncio foi realizado nesta sexta-feira (14/2) durante uma coletiva de imprensa
14/02/2025 12h57, Atualizado há 8 meses
Anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (14/2) | Foto: Fabrício Mello/O Diário
A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou, nesta sexta-feira (14/2), a ferramenta “Zap Dengue” como parte das medidas para combater a doença na cidade. O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa, na sede da administração municipal, sobre as medidas de preveção e combate à dengue no município.
Segundo divulgado, os interessados em utilizar a ferramenta podem enviar uma mensagem com a palavra “Oi” para o número 99918-6070. Assim que a mensagem for entregue, a assistente virtual da Prefeitura de Mogi das Cruzes estará disponível para auxiliar o munícipe. Logo na mensagem inicial serão apresentadas as principais opções: quais são os sintomas da doença, como prevenir a dengue, a localização do posto de saúde mais próximo, além de telefone para dúvidas médicas (160), denúncias e atendimento da Vigilância Sanitária em Saúde (162).

- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A localização dos postos de saúde estará disponível para o usuário do Zap Dengue de acordo com a geolocalização. Nesta função, será disponibilizado o endereço do posto de saúde, o telefone e o mapa de acesso até o local. Outros destaques da ferramenta são as interações por áudio ou texto, vídeo institucional da campanha, card institucional e possibilidade de vídeos e imagens explicativas sobre o tema.
Além da ferramenta, a prefeitura divulgou ainda outras medidas de combate, como a distribuição gratuita de repelentes para gestantes cadastradas na rede pública e que estejam realizando o pré-natal.
Estiveram presentes na reunião a Prefeita Mara Bertaiolli, o Vice-Prefeito Teo Cusatis, a secretária Municipal de Saúde Rebeca Barufi, o Secretário Adjunto de Saúde Luiz Bot e o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes Jefferson Leite.
Dengue em Mogi das Cruzes
Em 2024, Mogi das Cruzes registrou mais de 19 mil casos de dengue e 23 mortes na cidade em decorrência da doença. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, em 2025 o município registrou, até o momento, 19 casos de dengue, sendo 12 em janeiro e 7 em fevereiro. Ainda de acordo com o órgão, em janeiro de 2024 foram registrados 236 casos e durante todo o mês de fevereiro 1.624 casos.
- Geovanna Albuquerque é estagiária e escreveu esta matéria sob supervisão da Edição de O Diário