Diário Logo

O Diário Logo

8 livros sobre saúde feminina para melhorar a relação com o corpo

Comemorado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro é uma celebração global que visa promover a leitura, a publicação e os direitos autorais. Instituído pela UNESCO em 1995, esta data é uma oportunidade para relembrar o poder transformador dos livros, que nos permitem viajar por mundos distantes, expandir conhecimentos e confrontar nossas próprias […]

23 de abril de 2024

Reportagem de: Edicase Conteúdo

Comemorado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro é uma celebração global que visa promover a leitura, a publicação e os direitos autorais. Instituído pela UNESCO em 1995, esta data é uma oportunidade para relembrar o poder transformador dos livros, que nos permitem viajar por mundos distantes, expandir conhecimentos e confrontar nossas próprias experiências e concepções.

Nesse contexto, a saúde íntima feminina, muitas vezes envolta em tabus e desinformação, se destaca como um campo no qual os livros desempenham um papel importante. Eles ajudam a quebrar barreiras do silêncio e da ignorância, fornecendo informações que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das mulheres.

O ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, destaca alguns temas, abordados em muitos livros, que merecem atenção e cuidados. Para ele, quanto mais informação, melhor para a saúde. 

“Ciclo menstrual, endometriose, cólicas e maternidade são temas recorrentes em toda a vida da mulher. Infelizmente, é comum a presença de pacientes que desconhecem informações básicas sobre si mesmas, o que dificulta a prevenção na sociedade como um todo”, exemplifica.

Os livros voltados para a saúde íntima da mulher são poderosos aliados do conhecimento rápido. Normalmente, são didáticos e de fácil entendimento. “É claro que o indicado é procurar um médico periodicamente e ao menor sinal de alerta, mas é importante que a mulher se informe e fique atenta a sintomas que possam sinalizar doenças mais sérias, como a endometriose”, explica o médico.

A seguir, Patrick Bellelis sugere oito livros úteis para entender melhor o funcionamento do corpo. Confira!

1. Endometriose profunda: o que você precisa saber

Capa do livro "Endometriose profunda: o que você precisa saber"
“Endometriose profunda: o que você precisa saber” traz as respostas sobre dúvidas recorrentes sobre a doença (Imagem: Editora Di Livros | Reprodução digital)

A endometriose profunda é uma doença grave e muito comum, que merece atenção redobrada. Neste livro, da Editora Di Livros, o autor Marco Aurelio Pinho de Oliveira aborda sobre perguntas e respostas sobre as dúvidas mais recorrentes nos consultórios de ginecologia. O conteúdo é distribuído em cinco capítulos, voltados para o público geral e profissionais da saúde da mulher. 

2. O lado emocional da endometriose

Capa do livro "O que nunca te contaram sobre seu ciclo menstrual"
No livro “O lado emocional da endometriose”, é analisada a correlação entre endometriose e depressão (Imagem: Editora Appris | Reprodução digital)

O livro da autora Lilian Donatti, pela Editora Appris, busca observar a correlação entre endometriose e depressão, percepção de dor e os níveis de estresse, reforçando a importância do atendimento clínico voltado para a saúde física e psíquica da paciente.

3. O que nunca te contaram sobre seu ciclo menstrual

Capa do livro "O que nunca te contaram sobre seu ciclo menstrual"
“O que nunca te contaram sobre seu ciclo menstrual” é repleto de informações sobre todas as fases da saúde hormonal feminina (Imagem: Editora Bambual | Reprodução digital)

Neste livro, a autora Lara Briden, pela Editora Bambual, fornece informações sobre todas as fases da saúde hormonal da mulher, desde a puberdade até a menopausa, intensidade de fluxos menstruais, sintomas e processos naturais que podem auxiliar na qualidade de vida feminina.

4. Entendendo a endometriose e como conviver melhor com ela

Capa do livro "Entendendo a Endometriose e como conviver com ela"
“Entendendo a endometriose e como conviver com ela” aponta formas saudáveis de se conviver com a doença (Imagem: Gisely Monteiro e Tamires de Lima | Reprodução digital)

Com teorias de surgimento da endometriose, sintomas e formas de tratamento adequadas, o livro de Gisely Monteiro e Tamires de Lima é baseado em estudos científicos e fala sobre como a alimentação pode facilitar o dia a dia da paciente com a doença. Há, também, receitas práticas disponíveis. 

5. Descomplicando a endometriose

Capa do livro "Descomplicando a Endometriose"
“Descomplicando a endometriose” aborda os principais aspectos da doença (Imagem: Patrick Bellelis | Reprodução digital)

Neste livro, o autor Patrick Bellelis aborda os principais aspectos da endometriose, como diagnóstico, tratamento cirúrgico, fisioterapia, nutrição, sexualidade, infertilidade, gestação e bem-estar. O objetivo do e-book é elucidar as mulheres, de forma acessível, sobre os principais riscos, dúvidas e soluções para combater os malefícios da endometriose.

6. Nutrição funcional na saúde da mulher

Capa do livro "Nutrição Funcional na Saúde da Mulher"
“Nutrição funcional na saúde da mulher” mostra uma alimentação alinhada às necessidades fisiológicas da mulher (Imagem: Editora Atheneu | Reprodução digital)

O livro de Ana Paula da Silva, Bruna Ferreira, Juliana da Rocha e Natalia Gonçalves, pela Editora Atheneu, fala sobre nutrição baseada nas necessidades fisiológicas da mulher, levando em consideração diversos momentos ao longo da vida, como menarca, período fértil, gravidez e menopausa. A atenção com a alimentação pode prevenir e ajudar no tratamento de doenças como a endometriose. 

7. O poder dos ciclos femininos

Capa do livro "O poder dos ciclos femininos"
“O poder dos ciclos femininos” apresenta uma análise social e comportamental usando estigmas do ciclo menstrual (Imagem: Editora Gente | Reprodução digital)

Neste livro, a autora Kareemi, pela Editora Gente, faz uma análise social e comportamental usando os estigmas do ciclo menstrual como tema. Nele, ela fala sobre a importância da ginecologia emocional, questões psicológicas ligadas às irregularidades ginecológicas e TPM (tensão pré-menstrual). 

8. VivEndo na Cozinha – Receitas práticas para o seu dia a dia

Capa do livro "VivEndo na Cozinha - Receitas Práticas para o seu dia a dia"
“VivEndo na Cozinha – Receitas práticas para o seu dia a dia” conta com a colaboração de especialistas em nutrição da mulher (Imagem: Patrick Bellelis | Reprodução digital)

O e-book de Patrick Bellelis oferece dicas de receitas saudáveis e simples para o cotidiano de mulheres com endometriose. Conta com a colaboração de especialistas em nutrição funcional, esportiva e saúde da mulher.

Por Maria dos Santos

Veja Também