Diário Logo

Notizia Logo

Check-up periódico contribui na melhoria da qualidade de vida

No Sancet Medicina Diagnóstica, os pacientes encontram kits com exames importantes para cada gênero e faixa etária, com preços especiais

9 de fevereiro de 2024

Fazer o check-up periodicamente é uma maneira de prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida | Image by Freepik

Reportagem de: O Diário

Manter uma rotina de exames é uma maneira de agregar diversos benefícios à saúde. Com os chek-ups periódicos é possível prevenir doenças e, além disso, melhorar a qualidade de vida. Isso pode ser feito semestral ou anualmente, a depender de cada paciente, e sempre contando com o acompanhamento médico. Os check-ups são ainda uma maneira de se cuidar, gastando pouco, levando em consideração os kits que são oferecidos atualmente pelo Sancet Medicina Diagnóstica.

Os pacotes são disponibilizados de acordo com o gênero e a idade dos pacientes, já que as análises variam dependendo das características de cada um.  Os exames podem ser feitos nas unidades do Sancet que estão fixadas em todo o Alto Tietê, nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá, Guararema, Biritiba Mirim e Santa Isabel.

“Eu vejo o check-up como uma necessidade para prevenção de doenças, mas também para o aumento da qualidade e expectativa de vida. Temos uma população crescente de idosos e é importantíssimo o acompanhamento desta parcela da população pelo corpo multidisciplinar na área da saúde, evitando-se agravamento de doenças, internações de última hora ou dependendo do caso até óbito. Ter em mãos as informações dos exames é fundamental para a manutenção da saúde e bem estar das pessoas”, afirma Douglas Eiji nakashima Fortunato, que é biomédico e coordenador pré-analítico do Sancet.

E para facilitar ainda mais essa prevenção, os pacientes podem ir até o laboratório e escolher o kit que melhor se enquadra no perfil deles e fazer os exames mesmo que não tenha um pedido médico. Com o resultado em mãos, ele busca pela consulta com um médico, que é quem vai avaliar os resultados e saber dizer se outros exames mais precisos serão necessários ou se há a identificação de alguma doença que precise de remédio ou apenas se está tudo certo.

“Com o check-up é possível detectar doenças silenciosas, como a diabetes, e dar início ao tratamento precoce. O paciente costuma procurar pelo Sancet com uma frequência semestral ou anual e já consegue ter esse diagnóstico para que o médico consiga tomar uma ação imediata que reduza o impacto de qualquer problema na saúde”, diz Stéfany de Melo Ramos, também biomédica e coordenadora pré-analítica do Sancet.

Os kits de exame oferecidos no laboratório são divididos por categorias, levando em conta as características de cada grupo de pacientes. Com isso, a pessoa tem um suporte importante, porque já será orientada sobre quais exames precisa fazer. E, mais do que isso, ela consegue ainda pagar menos para ter os diagnósticos, já que os pacotes muitas vezes são oferecidos no Sancet com mais de 50% de desconto.

Não é possível pré-determinar a periodicidade que cada paciente deve fazer o check-up, se será semestral ou anual. Por isso, é importante que os resultados sejam sempre acompanhados por um médico, que é quem dará as principais orientações.

Veja Também