Diário Logo

Notizia Logo

2ª Mostra Comemorativa do Dia do Artesão de Guararema é atração neste fim de semana

Parque Deoclésia recebe oficinas e demonstrações gratuitas de artesanato, no sábado (23) e domingo (24)

19 de março de 2024

Mulher fazendo artesanato | Comunicação/PMG

Reportagem de: O Diário

Sucesso em 2023, a Mostra Comemorativa do Dia do Artesão de Guararema está de volta. A 2ª edição do evento será realizada neste fim de semana, no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, com entrada gratuita, exposição e diversas oficinas e demonstrações ao vivo.

A programação acontece nos mesmos horários em ambos os dias, com destaque para o Centro Artesanal Dona Nenê. Por lá, é atração uma exposição do artesanato produzido na cidade pelos talentosos artesãos que transformam a matéria-prima em belas peças criativas.

Além de apreciar as peças – e poder comprá-las direto dos artesãos-, o público a partir de 10 anos poderá participar de oficina de bijuterias das 10 às 11 horas; de pintura em madeira e pirogravura das 11 horas às 12h30; de crochê, reutilização e cartonagem das 14 horas às 15h30; e de patchwork das 16 às 17h30. Já as crianças a partir de 8 anos podem participar da oficina de macramê, também das 16 às 17h30.

Mulher faz artesanato com argila em Guararema | Comunicação/PMG
Mulher faz artesanato com argila em Guararema | Comunicação/PMG

E não é só isso. O público também poderá assistir a demonstrações como confecção de tapetes bordados com lã sobre tela de juta ou algodão, pela técnica tradicional da vila Arraiolo, de Portugal, das 10 às 11h30; confecção de casas de passarinho pela técnica de reciclagem e transformação do papelão, das 15 às 16h30; e confecção de peça com entalhe em madeira; no mesmo horário.

As vagas para as oficinas são limitadas, com inscrições realizadas no local, meia hora antes das atividades.

“Este é um evento importante, pois valoriza os artesãos, fomenta a cultura local, cria uma opção de passeio agradável e ainda movimenta a economia, a partir do interesse por técnicas variadas de artes manuais”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori.

Mais informações sobre a 2ª Mostra Comemorativa do Dia do Artesão podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que atende pelo telefone (11) 4695-1793.

Monumentos

Até o dia 17 de abril há ainda mais um motivo para visitar o Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, no Centro de Guararema: a exposição Monumentos de Lucio Bittencourt, que segue em cartaz ao ar livre e com entrada gratuita.

A seleção conta com obras figurativas e abstratas que têm até quatro metros de altura, como um touro, um galo, um cavalo marinho e outros animais, todos gigantes e feitos de aço. A programação tem apoio da Prefeitura de Guararema e realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, via edital 13/2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Veja Também