Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Artista ferrazense lança HQ inspirada em experiências pessoais

Cassiano, autor da história em quadrinhos 'Afogados', combina o folclore com narrativas periféricas em seu projeto

19 de abril de 2024

Como professor de desenho, Cassiano ficou responsável por produzir todas as artes do livro, além de escrever os textos | Afogados - Reprodução

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

Com uma paixão imensa por histórias em quadrinhos, o professor de desenho Cassiano do Nascimento, de 43 anos, residente em Ferraz de Vasconcelos, criou sua própria obra, conhecida como “Afogados”, um projeto que reúne o tema folclórico, mas trazendo à tona narrativas periféricas. Após sua publicação em julho de 2023, o artista foi convidado para participar da CCXP, um evento brasileiro de cultura pop, em dezembro do mesmo ano, que lhe abriu novas oportunidades.

Em entrevista ao O Diário, Cassiano ressalta que produzir essa obra reuniu muito desafio, mas também muita motivação por ter a oportunidade de se conhecer melhor. “Acho que foi o desafio de tocar um projeto com outras pessoas, ter alguém editando a parada, saca? Sempre trabalhei sozinho, então esse sabor do desafio me motivou a me conhecer melhor e tá aí o resultado”, destaca.

Como professor de desenho, Cassiano ficou responsável por produzir todas as artes da HQ, além de escrever os textos. Apesar de ressaltar que a criação dos desenhos foi simples, o artista contou que não deixou de ser trabalhoso. “Apesar do trabalho, fiquei muito satisfeito com o resultado final.”

Cassiano mencionou que a ideia de sua criação partiu de um dia em que estava assistindo ao clipe “Smooth Criminal” do cantor-compositor e dançarino Michael Jackson, já que utilizou no seu personagem principal uma roupa branca e chapéu, o que o fez lembrar da lenda do Boto-cor-de-rosa. “Misturei a lenda folclórica com questões de relacionamento de pai e filho, em que percebi que tinha muito da minha relação com meu pai.”

Depois de colher todas as suas ideias, o professor evidenciou que fez, novamente, uma combinação e contou uma história folclórica, mas que trata sobre a violência contra a mulher, depressão, luto e a exploração do meio ambiente por garimpos.

Ele salienta também que, nesta obra, retratou o personagem preto, já que ele é frequentemente retratado como um homem branco. “Ah, também busquei colocar os personagens principais como negros, pois sempre vemos o Boto-cor-de-rosa sendo retratado por um homem branco, e por que não um preto?”, questiona.

Participação na CCXP

Cassiano esteve, em dezembro de 2023, como convidado na CCXP, uma convenção brasileira de cultura pop. “Eles me buscavam em casa, como me levavam de volta, sem que eu pagasse nada. Estive lá como expositor, mas era convidado, então tudo isso foi muito legal.”

O professor contou ao O Diário que, “mesmo sendo uma pessoa bem pé no chão, ficou impressionado com a estrutura e atrações que o evento oferece.”

“Agora, falando como artista, esse evento é como se fosse a entrega do Oscar, onde os grandes da indústria vão, se tornando um momento em que esperamos o ano inteiro para poder encontrar os fãs e interagir cara a cara”, explica. Ele conta ainda que participar desse momento é incrível, pois abre muitas oportunidades para quem é artista.

Ainda, durante o evento, o autor chegou a participar também de uma entrevista para o Omelete, um site brasileiro de entretenimento que aborda alguns temas da cultura pop como cinema, HQs, música, televisão e jogos eletrônicos.

Além da CCXP, Cassiano destacou também suas outras participações em eventos de arte, como o ‘Guia dos Quadrinhos’, ‘Judcon’, ‘Butantã Gibicon’ e a ‘Perifacon’.

“E este ano tem também o evento que estou produzindo com um grupo de amigos, chamado ‘Amigos e Quadrinhos’, que irá acontecer no dia 17 de agosto, em Ferraz de Vasconcelos”, explica.

Sentimentos em torno da arte

Com o sentimento da infância, Cassiano pontuou que a publicação do livro “Afogados” foi a realização de um sonho. “Tudo isso me faz buscar o sentimento da minha infância, de quando comecei a desenhar e buscar me tornar um profissional dos quadrinhos, quando eu tinha 13 anos. É, basicamente, a realização do sonho desse garoto.”

O livro Afogados está a venda no site da Editora Mino – Reprodução

Ele evidencia ainda que esse sentimento “despertou ainda mais as chamas de continuar dando vida aos seus projetos”, além de estar muito empolgado ao ver que um trabalho, ao qual tanto se dedicou, está pronto e gerando resultados.

Sobre a HQ

A história em quadrinhos está disponível para venda no site da Editora Mino. O projeto de Cassiano traz à tona narrativas periféricas, em que é contada uma lenda amazonense do Boto, ganhando uma profundidade dramática na história de aventura, quando a jornada de um filho em busca do pai o leva até direções imprevisíveis e descobertas improváveis.

Veja Também