Diário Logo

O Diário Logo

Confira a programação deste fim de semana do Sesc Mogi 

Agenda reúne teatro, música, circo e oficinas gratuitas

26 de abril de 2024

Sesc Mogi das Cruzes | Divulgação

Reportagem de: O Diário

O Sesc Mogi das Cruzes anunciou a programação deste final de semana. As atividades se dividem no sábado (27) e domingo (28) e contemplam circo, teatro, música, aulas e oficinas gratuitas.

Confira a programação:

Circo:

O espetáculo “Olha o rapa, Tito”, da Cia Mimicalado, acontece no sábado (27) das 16h às 16h50 na Tenda do Sesc Mogi. A atração é gratuita e não é necessário a retirada de ingressos. 

Sinopse: A apresentação conta a história de Tito, um malandro vivido e esperto, com família para sustentar e contas para pagar, que já tentou de tudo na vida, mas hoje é dono do seu próprio negócio: uma banca ambulante de comércio informal na cidade grande. Interagindo de forma bem-humorada com a plateia, e tentando vender suas bugigangas, Tito conquista o público ao demonstrar seus produtos por meio de números divertidos e variados, usando para isso as habilidades conquistadas durante suas andanças. De forma poética, Leandro Calado nos mostra a delicadeza e a sutileza que se esconde por trás do riso e da palhaçada. Um espetáculo para toda família rir, se divertir e se emocionar.

A Cia. Mimicalado, há 22 anos em atuação, já passou por mais de 20 estados americanos, pela Europa e Arábia Saudita e várias cidades dos estados brasileiros, se apresentando em teatros, lonas de circo, parques, escolas e bibliotecas. Possui em seu repertório atividades como espetáculos, oficinas, palestras e performances que misturam técnicas de mímica e de circo. Entre 2017 e 2019, Leandro Calado viveu nos EUA onde se apresentou semanalmente pela companhia norte-americana “National Circus Project”.

Música

O grupo Filpo e a Feira apresenta o show “Casa de reza” se apresenta de forma gratuita, sem retirada de ingressos, no domingo (28) das 16h às 17h15 na Tenda. O repertório inclui os dois discos do grupo – Contos de beira d’água (2017) e Morada do Vento (2022) – e também músicas inéditas do terceiro disco que está em fase de produção. 

O trabalho é essencialmente autoral, tendo ainda releituras de canções de domínio público e de artistas como Anastácia, Dominguinhos, Ana Maria Carvalho, Cátia de França, Jackson do Pandeiro e Zé Ramalho.

A sonoridade explora os timbres de instrumentos peculiares como a rabeca, viola dinâmica de 10 cordas, pífanos e marimbau, acompanhados por zabumba, triângulo e baixo. As composições e arranjos se inspiram em gêneros como o forró, coco, o repertório das bandas de pífano, samba de roda, e outros mais ligados à cultura caipira e caiçara do sudeste como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

O grupo Filpo e a Feira surgiu em 2014, dando continuidade à pesquisa do músico Filpo Ribeiro acerca da rabeca e da viola de 10 cordas, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo (2007-2014).

Literatura

A mediação de leitura acontece até o domingo (28) das 10h às 12h  e das 13h30 às  16h30 na alameda do Sesc Mogi. Os mediadores de leitura do Grupo Taturana convidam o público a conhecer autores como José Roberto Torero, Eva Furnari e Heloisa Pires Lima.

Aulas Abertas Especiais

Pilates de Solo – com Angela Morais

A atividade acontece até este sábado (27) das 10h às 11h de forma gratuita. É necessário a retirada de senhas com 30 minutos de antecedência. 

O Mat Pilates ou Pilates de Solo é considerado uma das versões da prática corporal. Não se utilizam equipamentos, apenas acessórios para tal como elásticos, bolas ou outros. O apoio e a sustentação do próprio corpo são muito utilizados, trabalhando, assim, a força, alongamento e tonificação da musculatura. 

Angela Morais é educadora física e dançarina. Mestre em psicogerontologia, pós-graduada em psicomotricidade e educação especial. Professora de dança de salão na UNAI – Mogi das Cruzes.

Vinyasa Yoga e Yoga na Cadeira – com Ana Rachael Gomes de Oliveira

A aula acontece até este domingo (28) das 10h às 11h. A atividade também é gratuita, mas é preciso retirar uma senha 1 hora antes do início da atividade. 

Vinyasa é uma das formas mais populares e modernas de Yoga. É um estilo dinâmico e esportivo de Yoga que geralmente é ensinado de forma fluida, com os praticantes se movendo através de diferentes sequências de posturas. A respiração é sincronizada com posturas físicas para obter o máximo de benefícios. Muitas pessoas gostam deste estilo particular de Yoga pela variedade, já que as sequências geralmente variam de aula para aula e muitos estúdios oferecem aulas mais avançadas para os praticantes à medida que eles progridem.

Vivência e Oficinas

Faça velas artesanais e ecológicas – com Velas Pachamama

A oficina gratuita será realizada neste sábado (27)  das 11h às 13h no Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi. Serão distribuídas senhas com 30 minutos de antecedência.

Nessa atividade, o público aprenderá a criar velas utilizando métodos seguros e simples. Além de relaxante, essa experiência promove o despertar da criatividade, treino das habilidades manuais e usufruto dos benefícios terapêuticos para o corpo e a mente. Com Brigida Martins, artesã que produz velas artesanais e ecológicas há três anos. Sua missão é levar um pouco de luz e bem-estar para a vida das pessoas através da energia potente do elemento fogo.

Veja Também