Diário Logo

Dois filmes de cineasta mogiano serão exibidos em festival internacional de cinema

O X Festival Internacional o Cubo de Cinema de Língua Portuguesa ocorre em Lisboa, Portugal, neste final de semana

11 de novembro de 2024

Documentário “Arte Inspiração - Chaer: Pirata Contemporâneo” (2024) | Foto: divulgação/Itapeti Filmes

Reportagem de: O Diário

Dois filmes do premiado cineasta mogiano Rodrigo Campos e da produtora Itapeti Filmes participam do “X Festival Internacional o Cubo de Cinema de Língua Portuguesa”, realizado no espaço de cultura Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa, Portugal, entre sexta-feira (15) e domingo (17). As obras contempladas são o longa documental “Arte Inspiração – Chaer: Pirata Contemporâneo” (2024) e o curta-metragem ficcional “Nunca Estarei Lá” (2022). Ambas ficarão temporariamente disponíveis para assistir pelo site www.canalocubo.com.

O evento marca a estreia do documentário em festivais internacionais, com exibição marcada para o domingo (17). No entanto, sua primeira exibição em cerimônias cinematográficas ocorre em São Paulo, na 25ª Edição do Festival Satyrianas, em sessão marcada para às 16h50 deste sábado (16), na sala Patricia Pillar do Cine Bijou.

A obra retrata o processo criativo do artista plástico Mauricio Chaer, de Mogi das Cruzes, conhecido pelos trabalhos com galhos de mamonas e cedro, além de concreto, cimento, pastilhas e cerâmica, misturando diversas técnicas e movimentos artísticos de vanguarda. A película foi financiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Os ingressos fazem parte do “Pague Quanto Quiser” para todos os filmes da mostra, que vai de quarta (13) a terça-feira (19). O cinema fica localizado na Praça Franklin Roosevelt, 172, na Consolação.

Nunca Estarei Lá

Veterano com mais de 40 festivais, “Nunca Estarei Lá”, que coleciona cinco prêmios, dentre eles o de “Melhor Curta Nacional” e “Melhor Roteiro” pelo Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, retorna à Europa nesta sexta-feira (15).

A ficção lançada em 2022, também financiada por meio de LIC, conta a história de Ana (Michelle Rodrigues), uma jovem fotógrafa de São Paulo que acaba por conhecer Gabi (Juliana Gerais) nas mídias digitais. No entanto, na tentativa de se conectar cada vez mais com a nova amiga virtual, tanto mais ela se perde no que acontece no mundo real.

Ficha Técnica

“Chaer: Pirata Contemporâneo” tem direção, som e montagem de Rodrigo Campos, roteiro e assistência de direção de Geraldo Campos, produção de Mayara Silva, direção de fotografia de Adriano Lourijola, fotografia still de Guilherme Silva, imagens de drone de Orlando Junior e Jonny Ueda, trilha sonora de Felipe Mafra e trilha musical de Rui Ponciano.

“Nunca Estarei Lá” tem direção, roteiro e produção executiva de Rodrigo Campos, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Vitor Meloni, direção de arte de Diego Banzatto, som de Alandson Silva, montagem de Felipe Paixão e trilha sonora principal de Khalil Magno.

Veja Também