Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Feito por mulheres, o Festival Sementeia leva arte e feira popular a Suzano e Poá

Nos dois próximos finais de semana, a 1ª edição do “Festival Sementeia”, um evento organizado e estruturado por mulheres reunirá atrações artísticas, lançamento de revista digital, feira de economia popular e rodas de conversa em espaços públicos de Suzano e em Poá. O evento procura dar visibilidade a propostas artísticas feitas por mulheres, bem como […]

10 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Nos dois próximos finais de semana, a 1ª edição do “Festival Sementeia”, um evento organizado e estruturado por mulheres reunirá atrações artísticas, lançamento de revista digital, feira de economia popular e rodas de conversa em espaços públicos de Suzano e em Poá. O evento procura dar visibilidade a propostas artísticas feitas por mulheres, bem como incentivar a geração de renda e exposição destes trabalhos, e atentar para causas como o pobreza menstrual e a maternidade, entre outras.

A entrada será mediante ao pagamento de valor colaborativo e a organização é feita através do Instituto N de Arte e Cultura (INAC), sem apoio financeiro. Durante os 4 dias de realização, as integrantes aceitam doações de frutas, sucos, café, água e pratos salgados.

No primeiro final de semana, nos dias 13 e 14, Suzano sedia o festival que acontecerá no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, na Rua General Francisco Glicério, 1334, Jardim Anzai.

No sábado, a programação vai das 19h às 21h e terá apresentações de dança do ventre, oriental e contemporânea, seguida pelo espetáculo teatral “Capô”, às 20h, com direção de Georgette Fadel. No domingo, 14, a feira de economia popular será das 11h às 17h com a presença de expositoras e artesãs durante este horário.

No decorrer do dia, o público poderá acompanhar vivências artísticas e musicais, mesa de conversa e oficina de meditação com tambor.

Itinerante

Já o segundo final de semana ocupará Poá. No dia 27, sábado, o evento acontecerá na Associação Cultural Opereta, Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter.

A abertura, 15h, terá a roda de conversa “A imagem e a mulher: um olhar decolonial”. Neste dia, a partir das 18h30, o espaço sedia uma mostra de curtas-metragens e, às 20h, o espetáculo teatral “A artista do céu sem estrelas”, com direção de Antônio Nicodemo.

No domingo, 28, a feira de economia popular acontece no Serviço Social Batuíra, na Rua Porto Ferreira, 91, centro de Poá, das 11h às 17h. Também será lançada a revista digital do ‘Sementeia’, a roda de acolhimento “Maternidade real em contraponto com o machismo estrutural”, vivência musical e de Street Dance.

No decorrer dos quatro dias serão aceitas doações de absorventes em parceria com o projeto Sekihan, que trabalha no combate à pobreza menstrual e desenvolve discussões sobre interseccionalidades de raça e gênero.

A programação será divulgada pela página do festival no instagram pelo @festival_sementeia e tem como intuito gerar visibilidade e renda a trabalhos criados por mulheres de dentro e fora da região.

Programação

Sábado, 13 de maio. Das 19h às 21h.

Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré – Rua Gal. Francisco Glicério, 1334 – Jardim Anzai.

 19h – Thaís Almeida – Solo de dança do ventre.

 19h30 – Sabrina Marx e Allury Paiva, com o duo “Tropicanas”, dança oriental e contemporânea.

 20h – Capô – Espetáculo teatral, com direção de Georgette Fadel.

Domingo, 14 de maio.

Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré – Rua Gal. Francisco Glicério, 1334 – Jardim Anzai.

 Das 11h às 17h – Feira de economia popular.

 11h30 – Vivência “Coração-tambor” com a atriz e terapeuta Cibele Zucchi, meditação com tambor.

 13h30 – Vivência com a ilustradora Janaína Santos sobre seu trabalho de desenho e escrita.

 14h – “Mulheres em Luta: as PLPs e a força da educação popular”, mesa em parceria com as Promotoras Legais Populares de Mogi das Cruzes, sobre as dificuldades de organização das mulheres na região.

 15h30 – Vivência com a Dra. Jéssica Nascimento, experiência sobre corpo, performance e feminismo negro.

 16h – Apresentação musical com a cantora Zanah.

 16h30 – Apresentação musical com a cantora Satieta.

 

Sábado, 27 de maio. Das 15h às 21h

Associação Cultural Opereta – Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá.

 15h – Mesa de discussão “A imagem e a mulher: um olhar decolonial” com Pâmella Carmo, Bianca Alves e Elidayana Alexandrino. Mediação de Conceni Paulina.

 18h30 – Mostra de curtas-metragens criados por mulheres.

 20h – “A artista do céu sem estrelas”, espetáculo teatral com direção de Antônio Nicodemo.

Domingo, 28 de maio.

Serviço Social Batuíra – Rua Porto Ferreira, 91, centro de Poá.

 Das 11h às 17h – Feira de economia popular.

 11h30 – Oficina com Elidayana Alexandrino, ação experimental “Laboratório de escuta de imagens”. O objetivo é estimular a percepção e a subjetividade, partindo do encontro com imagens das mais variadas expressões artísticas e da cultura visual.

 13h – Apresentação musical com a cantora e compositora Camila Fran.

 14h – Roda de acolhimento: “Maternidade real em contraponto com o machismo estrutural”. Provocações propostas por Aline Ribeiro, Dam Souvesh, Patrícia Faria e Wanilly Karen. Mediação de Lígia Berber.

 15h30 – Vivência de Street Dance com Carol Alcântara.

 16h – Apresentação musical com a cantora Zanah. 

 

Veja Também