Diário Logo

O Diário Logo

O Coreto de Guararema: patrimônio cultural revivido pelo cinema

Estreia do longa-metragem ainda não tem uma data oficial definida; filmagens devem ser finalizadas nas próximas semanas

21 de junho de 2024

Tradicional Coreto de Guararema | Divulgação - Prefeitura de Guararema

Reportagem de: Fabio Pereira

A cidade de Guararema está sendo palco da gravação do filme “O Coreto”, nome em alusão à Praça Coronel Brasílio Fonseca, situada na região central do município. O local é reconhecido como um dos principais pontos de encontro das famílias guararemenses e também serve de cenário para manifestações culturais dos artistas regionais.

A escolha do ambiente para as filmagens se deu com o objetivo de valorizar a estrutura arquitetônica e resgatar práticas comunitárias direcionadas à arte na região. É o que aponta a produtora executiva do filme, Daniela Torres.

“A decisão surgiu por meio de uma reunião com o Conselho Municipal de Cultura. A ideia era gravar um filme em Guararema por conta das histórias que existem envolvendo o local. Parte do projeto já estava montado. A Fernanda já havia rascunhado aproximadamente 40 páginas. As pessoas precisam recuperar a sensação de que o Coreto é um lugar de vida. Hoje a arte não existe por lá, a exemplo da moda de viola que não está mais presente”, observa Torres.

Dentre os destaques da produção está a atuação da protagonista Tina, interpretada pela jovem artista de Guararema Fernanda Schiavo. Ela também foi roteirista das séries “Ligação Direta” e “Ligação Direta em: Virgínia Woolf”, disponíveis nas plataformas de streaming Prime Video, Apple TV, entre outras. “O filme fala sobre poesia, arte, amor, vontade de conquistar as coisas”, observa a atriz.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que o filme pode valorizar os pontos turísticos de Guararema.

“Estou extremamente feliz com a produção do filme ‘O Coreto’, em Guararema, pela Floresta Week. Ver tantos moradores participando, tanto na atuação quanto na produção, é gratificante e demonstra o talento local. Além de encher de orgulho nossa cidade, o filme está contribuindo para divulgar o município como um destino turístico, destacando nossos cenários. Estamos ansiosos para assisti-lo nas salas de cinema”, comentou o chefe da pasta.

Atualmente, a produção do longa-metragem está em fase final de gravação e deve ser finalizada em 14 de julho. Já o processo de pós-produção está previsto para ser concluído entre os meses de outubro e novembro deste ano. A prévia do trailer também será lançada nesse período, enquanto que a estreia oficial do filme deve acontecer apenas em 2025.

Roteiro

A trama traz a história de três mulheres que vivem na zona rural do município e trabalham com agricultura familiar – processo de cultivo de terra realizado por pequenos proprietários. Uma delas, Tina, tem o sonho de se tornar escritora e publicar um livro. Apesar do sonho, ela vê que a oportunidade de conseguir o valor necessário para a publicação está relacionada à rotina artística e cultural do tradicional Coreto de Guararema.

“Tina, que escreve na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo, precisa de R$ 4,6 mil para fazer a edição do livro. Mas ela não consegue juntar essa quantia apenas vendendo orgânicos. Um dia ela passa pelo Coreto e fica triste, pensando na vida. Até que o personagem de Alexandre Borges entra na história e muda tudo”, comenta Schiavo.

Alexandre Borges

O personagem que oferece uma solução para Tina conseguir publicar seu livro é interpretado por Alexandre Borges, ator conhecido por participar de novelas como “Ti Ti Ti” e “Avenida Brasil”.

Alexandre Borges e Fernanda Schiavo se encontram em cena no Coreto de Guararema | Reprodução – Floresta Week Produções.
Veja Também