Mais perto do telespectador: TV Diário inaugura estúdio de jornalismo
“A proposta do novo estúdio é seguir muito aquilo que é uma tendência do que se vê em muitos telejornais e vem ao encontro daquilo que a população vive no Alto Tietê, a dinamicidade”. Assim resume o diretor de jornalismo da TV Diário, Dino Rodrigues, sobre uma novidade no jornalismo da emissora. A afiliada Globo […]
Reportagem de: O Diário
“A proposta do novo estúdio é seguir muito aquilo que é uma tendência do que se vê em muitos telejornais e vem ao encontro daquilo que a população vive no Alto Tietê, a dinamicidade”. Assim resume o diretor de jornalismo da TV Diário, Dino Rodrigues, sobre uma novidade no jornalismo da emissora.
A afiliada Globo em Mogi das Cruzes inaugurou um estúdio moderno que pretende aproximar mais o telespectador da notícia. Foram seis meses de planejamento e execução do projeto, que não só deixou o visual mais clean do espaço onde os programas são gerados ao vivo, mas promoveu mudança completa e complexa da tecnologia que faz com que o programa seja transmitido em HD.
Com a reestruturação do estúdio são permitidas outras possibilidades de apresentar a notícia. “O foco é olhar para a população e ajudá-la a ter melhor qualidade de vida, a ser um cidadão pleno na questão dos seus direitos e deveres”, opina o diretor de operações da TV Diário, Renato Cocenza. “Agora nós temos dois telões para permitir essa comunicação dupla, em espaço amplo que permite colocarmos entrevistados, comentaristas ou especialistas dentro do estúdio. É possível mais dinamismo e interatividade com quem está assistindo”, completou
O diretor revelou que o planejamento para mudanças vinha sendo executado há mais tempo.
“Estávamos trabalhando nesse projeto já há alguns anos e nesse período todo, infelizmente, encontramos dificuldades porque precisávamos fazer uma transformação muito grande dentro do estúdio, que envolvia especialmente toda a parte técnica. Adiamos, mas continuamos buscando soluções e alternativas para que tivéssemos um único cenário que atendesse as demandas de todos os programas de jornalismo da casa”, compartilhou.
A solução chegou em 2021. “A partir daí começamos a trabalhar nesse planejamento para a execução da mudança e em apenas um final de semana, melhor dizendo, em 30 horas, executamos essa operação tão complexa”, esclareceu Renato.
O gerente de tecnologia e operações, Marcelo Lourenço Carloni, acrescentou que “essa mudança já vinha sendo ensaiada. “Fazer a adaptação da switcher (sala de controle dos telejornais) foi como se tivéssemos que trocar um pneu com o carro em movimento, pois o jornal é dinâmico, não pode parar.”
Agora, com um cenário completamente mudado e modernizado, até o jeito de se fazer o jornalismo na emissora ficou diferente. “Com as duas telas os apresentadores podem ouvir e conversar com dois entrevistados ao mesmo tempo de pontos diferentes. Sabendo que as entrevistas remotas vieram para ficar, fazemos pontes de uma região para quem pode estar do outro lado do mundo, tudo isso ao vivo”, destaca Dino Rodrigues. “O mundo está se movimentando lá fora e a gente consegue conciliar tudo isso dentro do estúdio.”
A fase atual com o novo estúdio de jornalismo é de adaptações, segundo William Tanida, um dos jornalistas mais antigos da casa.
“Eu sinto como se tivesse começado em outra emissora, é animador poder vivenciar essa nova dinâmica no modo de apresentar as notícias para os telespectadores. A modernização do espaço trouxe até mais liberdade na hora de atuar”, conta o apresentador, animado.
Identidade regional
Produções da TV Diário fortalecem os vínculos entre as cidades, informam e ainda destacam talentos e projetos do Alto Tietê
Com uma trajetória de 22 anos em Mogi das Cruzes, a programação da TV Diário já passou por muitas mudanças, acompanhando, assim, a trajetória de crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico da cidade e dos municípios do Alto Tietê.
O jornalismo da emissora acompanha esse acelerado processo de transformação, mantendo, no entanto, princípios primordiais. “Estamos aqui prontos para servir a população local e os moradores têm que se identificar com o que estamos transmitindo. A população tem que se enxergar na tela, é como se a gente abrisse janelas a todo momento para enxergar e mostrar aquilo que está acontecendo e que pode ser fundamental para a vida das pessoas, o que pode ser transformador ou que pode ser algo essencial para a sobrevivência, como no caso das pautas de saúde”, explica o diretor de jornalismo, Dino Rodrigues.
Para além da programação jornalística da TV Diário, na grade, os programas de entretenimento são parte importante da rotina dos telespectadores.
Agregando uma linguagem mais leve e descontraída, o Mais Diário e o Compartilha fazem um convite às famílias da região para conhecerem o Alto Tietê de um jeito diferente, dinâmico e antenado com a atualidade.
“A importância de programas regionais é trazer luz aos destaques das cidades. A programaçãonacional precisa destes destaques que são ‘descobertos’ pelas emissoras afiliadas”, conta Jéssica Leão, apresentadora do Mais Diário.
O Mais Diário tem um formato “amigo”, onde o bate-papo se transforma em uma ferramenta para a informação.
São destaque assuntos de saúde, pautas musicais, receitas ou dicas de moda – temas usados para apresentar e valorizar talentos do Alto Tietê de uma forma mais próxima do telespectador
“São 9 anos de programa. O Mais Diário chegou quando há algum tempo não havia entretenimento na emissora, e foi um desafio muito bom criar um programa que desse voz aos moradores da nossa região de forma alegre e natural. Tenho muito orgulho de, nesses nove anos, ter conhecido a fundo todas as cidades, suas pessoas e costumes”, explica a apresentadora.
Hoje, mais “caseirinho”, o Mais Diário não se aventura mais em trilhas e passeios radicais, mas não deixa de se preocupar em informar com carinho e entreter com responsabilidade, segundo pondera a apresentadora.
Compartilha
Outro programa que conquistou aqueles que acompanham a TV Diário é o Compartilha. O apresentador Filipe Almeida é um dos responsáveis pelo entretenimento regional.
“Sempre vi o entretenimento, de um modo geral, como uma válvula de escape para nós brasileiros que diariamente somos bombardeados por notícias que acabam com a nossa autoestima como cidadãos. Durante o início da pandemia, ficou evidente o quanto a cultura, o lazer e o entretenimento são importantes”, ressaltou.
No Compartilha, desde 2018, há espaço para debates sociais importantes que transformam uma sociedade, mas também, há lugar para uma divertida competição de futebol de sabão. No ar semanalmente, o programa busca o que o público quer ver.
“Já vi muitas histórias sendo transformadas depois da exibição de uma reportagem, e já presenciei outras que foram contadas no programa e que inspiraram muita gente. Ou até, daquela pessoa que se sente sozinha muitas vezes, mas enxerga no apresentador, uma companhia. Na minha opinião, essas são as maiores colaborações que o Compartilha pode dar para o público”, opina Filipe.
“Ser apresentador do Compartilha, mesmo após 3 anos e meio de programa, ainda é a realização de um sonho. Me sinto muito à vontade para criar, e temos muita liberdade para mostrarmos a nossa essência, o nosso DNA enquanto um produto de comunicação. Lembrando que quem faz o Compartilha não sou só eu, e sim, uma equipe de cinegrafistas, editora, produtor, coordenador e gerente, que luta para um programa de qualidade com conteúdo e que tenha cada vez mais a cara da nossa Região”, finaliza.
Carolina Paes: um jornal leve, mas informativo
A paulistana Carolina Paes é lembrada por grandes coberturas jornalísticas na carreira que começou há 12 anos. Passando por diversos programas até a posição de apresentadora do Diário TV Primeira Edição, um dos destaques que ela enfatiza foi na cobertura do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, em março de 2019. “Eu e meu colega Vinicius Silva fomos a primeira equipe a chegar no local. Ficamos ao vivo em rede nacional por muitas horas. Cheguei a ser considerada como a melhor repórter ao vivo em frente da escola, com a postura mais humanizada e coesa em uma matéria no UOL”, relembra emocionada.
A jornalista tem como inspiração e motivação uma postura de respeito e humanização junto daqueles que constroem a notícia. “Minha missão é fazer o jornal de uma hora de duração ser mais leve, mais informativo. Fazer as notícias chegarem até os telespectadores de uma forma que eles entendem melhor e seguimos nesse desafio com ajuda de um cenário novo, mais conectivo entre nós e quem está em casa”, finaliza.
William Tanida
Jornalista nas manhã da TV Diário, ele coleciona mudanças desde quando chegou à Globo, como estagiário
Um dos jornalistas mais antigos da casa, William Tanida teve um inicio na vida profissional um pouco diferente do que vemos na prática, em todas as manhãs, na tela da TV Diário.
Nascido em São Paulo, mas criado no Rio de Janeiro, Tanida sempre teve o desejo de atuar na área da comunicação, porém, até a função atual passou por diferentes setores. Foi, por exemplo, estagiário na Rede Globo em São Paulo, quando ajudava a montar e desmontar cenários dos programas jornalísticos. Antes de ser chamado para fazer um teste para repórter em Mogi, ele trabalhou por um tempo como repórter cinematográfico. “Estou aqui na TV Diário até hoje fazendo esse ‘teste’”, brincou o apresentador.
“Para mim é uma honra ter participado de tantas grandes mudanças da Globo. Desde que eu trabalhava na emissora em São Paulo, até aqui, em Mogi, desde o ano de inauguração nos anos 2000. Me sinto animado especialmente em mais esse momento de mudança para a casa”, conclui.
Cássio Andrade: apresentador fala sobre a realização de um sonho
Aos 31 anos, Cássio Andrade comanda o programa Diário TV Segunda Edição. O jornalista, que nasceu em São José dos Campos, chegou na universidade com a intenção de ingressar na faculdade de publicidade, mas se deparar com um cenário de um programa de jornal foi o decisivo para influenciar a mudança dos planos.
Atuando em cidades da região do interior de São Paulo, Cássio lembrou de experiências como repórter que o levaram a países do exterior.
“Fazer parte de uma emissora como a TV Diário, afiliada da Rede Globo, é um sonho de qualquer profissional da área de comunicação aqui da região. Me sinto muito realizado, ainda mais nesse momento em que pude acompanhar mais uma grande mudança aqui”, expõe.