Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi abre oficialmente a 410ª Festa do Divino Espírito Santo

As bandeiras vermelhas voltaram a colorir a cidade para anunciar a Festa do Divino Espírito Santo, que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (18), seguindo um ritual com a participação de religiosos, festeiros, rezadeiras, grupos folclóricos e autoridades do município, que cantaram e rezaram durante o cortejo que saiu da Prefeitura rumo à praça […]

Por O Diário
18/05/2023 21h46, Atualizado há 36 meses

As bandeiras vermelhas voltaram a colorir a cidade para anunciar a Festa do Divino Espírito Santo, que foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (18), seguindo um ritual com a participação de religiosos, festeiros, rezadeiras, grupos folclóricos e autoridades do município, que cantaram e rezaram durante o cortejo que saiu da Prefeitura rumo à praça da matriz, onde houve o hasteamento das bandeiras e inaugurado o império.

Após a cerimônia, comandada pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, e pelos casais de festeiros, Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, todos seguiram em procissão até a quermesse, onde foi inaugurado um novo portal, com a exposição de mais de sete mil fotos de anos anteriores. No recinto também foi feita a abertura oficial de mais um império, instalado perto da entrada principal do CPI, no Mogilar.

O evento, que neste ano chegou à sua 410ª edição, era aguardado com muita expectativa por parte dos mogianos, que ficaram dois anos sem a tradicional festa religiosa, considerada a maior da cidade e do Brasil. Em 2020 e 2021, o evento foi restrito apenas à parte religiosa por causa da pandemia de Covid-19.

Neste ano, a abertura da festa voltou ao formato original. Por volta das 16 horas, os devotos se encontraram na casa dos festeiros, em César de Souza, com a participação da Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, de Braz Cubas, para fazer a troca das bandeiras dos festeiros do ano passado pela nova, com o tema de 2023 – “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”.

Logo após, todos se dirigiram à Prefeitura, onde foram recebidos pela vice-prefeita Priscila Yamagami, que representou o prefeito Caio Cunha (PODE), em viagem pelos Estados Unidos. Ela falou sobre a emoção por estar vivendo aquele momento e  importância de manter a tradição e destacou o significado da festa, dizendo que “o Divino é Mogi e Mogi é o Divino”, uma tradição que ela entende que deve ser preservada e mantida pelas futuras gerações.

O cortejo seguiu de até praça Coronel Almeida para o hasteamento da bandeira do Divino, onde o bispo também rezou e abençoou as bandeiras dos devotos. Mais uma vez, dom Pedro falou sobre a religiosidade dos mogianos, sobre a fé que une e fortalece as famílias

Ele pediu proteção à cidade e seus governantes e enalteceu o lado social da festa, além do trabalho dos voluntários, que se dedicam durante os nove dias do evento, ajudando na quermesse a arrecadar recursos para as entidades assistenciais de Mogi. O religioso convidou a todos para participarem das atividades religiosas, como novenas e alvoradas, que começam neste sábado (20).

O festeiro também se pronunciou para falar sobre o empenho de todos os envolvidos na organização. Estiveram presentes o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) e os vereadores Edson Santos (PSD), Milton Lins da Silva – Bi Gêmeos (PSD), Johnross Jones Lima (PODE) e Mauro de Assis Margarido (PSDB), além de personagens como o ex-vereador e ex-festeiro Cuco Pereira e o ex-deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira.

Seguindo ainda com o ritual de abertura, o cortejo seguiu a pé até a quermesse para dar início à programação festiva. Muita gente já circulava pelo local no primeiro dia de evento, sinais de que o público deve realmente prestigiar os nove dias de festejos, que neste ano vai trazer muitas novidades.

 

Leia também: Com programação completa, Festa do Divino 2023 está de volta. 

 

Mais noticias

Suzano Vôlei anuncia renovação com central Riad para sua 6ª temporada no clube

CAEP apreende 2,5 kg de drogas e prende suspeito em Ferraz de Vasconcelos

Hambúrguer e batata frita: veja como incluir na dieta sem prejudicar a saúde 

Veja Também