Diário Logo

Notizia Logo

Mogi já teve ‘casa da Barbie’ que foi fenômeno; saiba o que aconteceu

Uma ‘onda rosa’ dominou as redes sociais nas últimas semanas, na esteira do lançamento do filme live-action ‘Barbie’, estrelado por Margot Robbie. O longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20), prometendo encantar os fãs da boneca e se tornar um dos filmes mais lucrativos de 2023. Aproveitando o entusiasmo criado pela estreia, diversas marcas […]

18 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Uma ‘onda rosa’ dominou as redes sociais nas últimas semanas, na esteira do lançamento do filme live-action ‘Barbie’, estrelado por Margot Robbie. O longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20), prometendo encantar os fãs da boneca e se tornar um dos filmes mais lucrativos de 2023. Aproveitando o entusiasmo criado pela estreia, diversas marcas estão lançando produtos, promoções e experiências temáticas. Esse fenômeno – que faz ressurgir a temática “Barbiecore” – traz à memória uma história peculiar de Mogi das Cruzes, envolvendo uma casa rosa que, devido a um engano, acabou se transformando em um tipo de ponto turístico na cidade.

Em 2011, começou a fazer sucesso na cidade, sendo notícia em portais de todo o Brasil, a ‘casa da Barbie’. Assim ficou conhecido um imóvel localizado na avenida principal do condomínio Aruã, próximo à divisa de Suzano. A casa foi pintada por engano de um rosa vibrante – que lembra muito tudo aquilo que envolve a boneca. A então proprietária, Cristiane Pichetti, logo abraçou a ideia.

A primeira reação de Cristiane, porém, foi de “susto” ao ver o imóvel recém adquirido com a cor diferente da planejada. Isso aconteceu em 2009.

“Meu marido queria uma casa verde, mas eu não. Cresci em uma casa rosa, chamavam-na de ‘casa das bonecas’. Eu escolhi uma cor, tipo uma orquídea, um lilás claro, só que eles acabaram fazendo uma cor mais forte. Quando eu cheguei, já tinha duas paredes externas pintadas. Aí eu falei: ‘Agora vai assim mesmo'”, lembra Cristiane, em uma entrevista a O Diário.

Pouco tempo depois disso, ela conta, os seguranças do condomínio apelidaram o imóvel de ‘Casa da Barbie’. “Era um ponto de referência, eles falavam: ‘Fica a duas casas na frente da Barbie'”, reproduz. O apelido pegou. 

Não demorou muito para toda aquela cor vibrante chamar a atenção das crianças mais novas. “As crianças começaram a perguntar pela Barbie, achavam que ela morava lá”, conta a advogada. 

Querendo proporcionar uma experiência mais rica para as crianças, pouco depois, o jardim foi decorado com placas de madeira recortadas e pintadas representando a boneca, algumas chegando a ter 1,80 metros. Na sala de estar, dezenas de bonecas da Barbie foram expostas e a dona recebia com carinho as crianças do condomínio. Vários quadros também foram colocados no ambiente.

Pouco tempo depois, a casa se tornou tema de reportagens e postagens em portais e blogs – um formato que não mantém tanta força hoje como naquela época. 

A construção foi ficando cada vez mais conhecida. O sucesso era tanto que as pessoas tentavam visitar o condomínio para ver a casa. Crianças passavam cartinhas por baixo da porta. Algumas acreditavam que a Barbie realmente morava ali.

Pelos portais, porém, não ficou conhecida o fim dessa história efêmera. Cristiane se mudou para um condomínio ao lado em 2017. A casa foi pintada novamente para o próximo proprietário, a fim de não causar alvoroço para a nova família. A advogada, porém, nunca deixou de carregar boas memórias e uma paixão grande pela boneca. 

Cristiane conta que doou todos os grandes totens de madeira, assim como as bonecas que decoravam a casa, para uma igreja – uma forma encontrada de continuar animando crianças.

Hoje, quem passa pela avenida encontra uma casa com paredes todas brancas. O imóvel passou de mãos e aparentemente em breve receberá uma nova cor; 

E por fim, sobre o filme ‘Barbie’ que trouxe a história a tona novamente e estreia nesta semana, Cristiane mostra que está bem empolgada.

“Não tem como não estar. Vou assistir de qualquer jeito para ver como ficou. É muito marcante na minha vida. Até hoje me chamam de Barbie”, relembra feliz.

Ela não é a única empolgada. O filme dirigido por Greta Gerwig já vendeu mais ingressos antecipados do que qualquer outro filme de 2023 no Brasil. Os dados foram fornecidos pelo Ingresso.com ao Omelete. Também é o filme mais pesquisado no Brasil neste ano no Google.

Há mais de um mês, a festa Freak Nation apostou no mundo Barbie quando completou 14 anos de realização. 

Em Mogi das Cruzes, o filme estará sendo exibido a partir desta quinta-feira nas salas do Patteo Urupema Shopping e do Mogi Shopping.

O segundo cinema de Mogi das Cruzes, no Patteo Urupema, foi inagurado neste mês, fazendo homenagem ao antigo Cine Urupema (leia mais) 

Veja Também