Diário Logo

O Diário Logo

Neste mês, o circo ganha programação especial no Sesc Mogi

Neste mês de férias escolares, o Sesc Mogi das Cruzes recebe atrações com foco no circo, gênero artístico popular e com público em todos os tempos. Serão quatro apresentações gratuitas, sendo duas com a Cia. Los Circo Los, além da trupe Trapaceros e Irmãos Sabatino. Neste sábado (1º), às 16 horas, é a vez de […]

1 de julho de 2023

Reportagem de: O Diário

Neste mês de férias escolares, o Sesc Mogi das Cruzes recebe atrações com foco no circo, gênero artístico popular e com público em todos os tempos. Serão quatro apresentações gratuitas, sendo duas com a Cia. Los Circo Los, além da trupe Trapaceros e Irmãos Sabatino.

Neste sábado (1º), às 16 horas, é a vez de “Versão Brasileira”, com Los Circo Los”, com versões tipicamente brasileiras de cenas clássicas do circo, muita comicidade, malabarismo, dança, acrobacias e mágica. O público é convidado a brincar e se surpreender. A trilha sonora empolgante e as rápidas trocas de figurinos marcam o ritmo frenético do espetáculo. Los Circo Los nasceu em 2004, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP, a partir de um encontro entre Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri.

Desde 2011, a companhia integra o Coletivo Casarão, formado por artistas, arte-educadores, moradores do entorno e demais pessoas que usufruem, atuam ou apoiam o Centro Cultural Casarão do Barão. A crescente dedicação pelas técnicas circenses possibilitou a união de interesses e contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa do grupo que associa, desde sua fundação, carisma, alegria e diversão à busca de sua própria identidade, trilhando caminhos e aproximações entre a arte, a academia e a formação artística.

No próximo sábado (8), também às 16 horas, acontecerá a apresentação de “Os Cirandeiros”, com a Cia. Núcleo. Cantigas populares, brinquedos antigos, desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas são o foco do espetáculo, que fala sobre brincar, convidando o público a interagir e se divertir, trazendo um pouco das manifestações que foram incorporadas em cantigas de roda, marchinhas e trovas de amor, numa celebração à cultura e tradição popular brasileira.

A Cia. Núcleo nasceu da união de duas companhias existentes há mais de 10 anos na cidade de São Paulo e atua na área de teatro, música, contações de histórias e intervenções. O encontro das duas companhias fortalece uma parceria que tem como foco a criação de projetos teatrais e musicais, que visam apresentar temas pouco debatidos e provocar a reflexão sobre o “nós” na sociedade contemporânea.

De volta no dia 22, às 16 horas, o Los Circo Los apresenta “Circulando”, contando a história de dois artistas chegam a mais uma praça para fazer um grande espetáculo: um pensa ser um grande astro, enquanto o outro é mais sentimental e orgulhoso. Objetos como claves, facas e bolas de contato sairão das malas dos artistas para entreter o público com suas habilidades de manipulação. Na cola dessa dupla, a plateia vive instantes de queixo caído, de romance e de tensão.

A crescente dedicação pelas técnicas circenses possibilitou a união de interesses e contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa do grupo que associa, desde sua fundação, carisma, alegria e diversão à busca de sua própria identidade, trilhando caminhos e aproximações entre a arte, a academia e a formação artística. 

“O Carteiro”, com os Irmãos Sabatino, é atração do dia 26, às 16h. André Sabatino interpreta um carteiro à moda antiga e resgata a magia do envio de cartas, trazendo ao público o interessante jogo entre o personagem, a bicicleta e as encomendas. Com tom poético, a bicicleta passa a assumir mais do que um objeto de cena, ela assume uma função dramatúrgica dividindo o protagonismo com o artista, que realiza manobras, equilíbrios e acrobacias para garantir que suas correspondências cheguem ao destino final. 

 

Veja Também