Diário Logo

O Diário Logo

Okê! Produções prepara Mostra Internacional de Poesia em cidades do Alto Tietê

A Okê! Produções Culturais vai começar a divulgar as ações da 1ª MIPEMAT – Mostra Internacional de Poesia em Movimento no Alto Tietê, que será realizada em cinco cidades da região. Formada por uma equipe de artistas responsável pela criação e o desenvolvimento de projetos com diverso arcabouço de linguagens artísticas, a inciativa tem construído […]

17 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

A Okê! Produções Culturais vai começar a divulgar as ações da 1ª MIPEMAT – Mostra Internacional de Poesia em Movimento no Alto Tietê, que será realizada em cinco cidades da região. Formada por uma equipe de artistas responsável pela criação e o desenvolvimento de projetos com diverso arcabouço de linguagens artísticas, a inciativa tem construído espaço no circuito cultural regional com  ações formativas, obras artísticas e eventos. O espírito é revigorante: foca a “troca de experiências sensíveis, no desenvolvimento coletivo e colaborativo”.

O resultado são o estímulo e a concretização de pesquisas e intercâmbios desde 2020, considerado o período mais sombrio da pandemia e do processo de desmonte federal, que afetou diretamente a cultura e toda a indústria movida por ela. 

LEIA TAMBÉM: Artigo de Ricardo Viveiros publicado por O Diário cobra aportes em áreas como a cultura e a educação para movimentar o desenvolvimento social e a economia brasileira.

Fundada pelo poeta, gestor e articulador Math’eus Borges em parceria com a multiartista, curadora e produtora artística Nara’ny Mireya, a Okê! possui artistas, técnicos e produtores de cultura, como o artista e agitador cultural Manoel Mesquita Jr e a operadora do direito e assessora cultural Lari de Salvina. O grupo prepara a 1ª MIPEMAT, cujos passos podem ser seguidos pelo público nas redes sociais da Okê!

Entre as realizações celebradas por esse coletivo está o “D’escambô -Festival Multicultural”, idealizado por Borges, contemplado pelo edital do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), produzido e desenvolvido em parceria com outros companheiros e artistas da região que, na fase mais crítica e inicial da pandemia entregou ao público mais de 40 atrações culturais – ou seja, cerca de 70 horas de atividades e grandes nomes envolvidos, como Renata Rosa (compositora e instrumentista), Déa Trancoso (compositora e intérprete) e Jup do Bairro (atriz e cantora performática, vencedora do WME Awards).

Em 2021, a Okê fez a co-produção independente e colaborativa da “IV CALLE – Bienal del Performance – Território – Memória Ancestral” idealizada e gerida pela multiartista boliviana Alejandra del Carpio, em parceria com o projeto “WARMI SANKOFA AYNI – Intercâmbio Artístico Cultural de Mulheres Latinas Negras e Indígenas”, de Camila Andrade.

Já na literatura, lançou o livro “O que Habita Inabitáveis Lugares”, este com recursos do edital Programa de Ação Cultural (ProAC-SP) Expresso Lab (Lei Aldir Blanc).

Mais recentemente, em 2022, fomentou a criação, pesquisa e circulação da performance artística de intervenção urbana ‘(b’OLHA)!’ da multiartista mineira Verônica Santos, também contemplada em um edital do ProAC. 

Em seu portfólio, o grupo afirma que “com grande influência da cultura negra e urbana, esta obra vai às ruas de maneira sensível e que provocativamente interage, discute e questiona distanciamentos sociais a partir da experiência da artista enquanto corpo negro no mundo, em relação com a cidade, seus passantes, trabalhadores e habitantes, indo de encontro aos acontecimentos e contradições históricas cotidianas”. As ações atravessaram ruas de São Paulo, Guarulhos, Suzano, e circulação por unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) Rio de Janeiro.

De olho no futuro

Neste ano, dentre os projetos em andamento da Okê!, estão  a produção da obra artística “QUENGARAU – ode à petulante poesia de menina-véia-de-guerra”, da coletiva As Fuxiquêra,  contemplada no edital ProAC 03/2022 – Dança e Performance; e a 1ª MIPEMAT, iniciativa que busca promover intercâmbio itinerante entre diferentes territórios de saberes a partir da ideia de uma “Caravana da Poesia”, contemplada pelo edital ProAC 26/2022, de Literatura / Produção e realização de evento literário. 

Com palcos em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá e Biritiba Mirim, a programação da Mostra será realizada entre julho e agosto próximos.

Detalhes serão divulgados em breve nas redes sociais da Okê! Produções (https://linktr.ee/okeproducoes)

Veja Também