Orquestra e artistas fazem ‘show’ no aniversário de Mogi e são aplaudidos de pé
Noite de música em alto nível, com direito a aplausos de pé do público, muita reverência ao povo e à arte mogiana, expectativas para os próximos eventos (junto a dias melhores, com o avanço da vacinação) e até show de luzes no céu: assim encerrou-se o aniversário de 461 anos de fundação de Mogi das […]
Reportagem de: O Diário
Noite de música em alto nível, com direito a aplausos de pé do público, muita reverência ao povo e à arte mogiana, expectativas para os próximos eventos (junto a dias melhores, com o avanço da vacinação) e até show de luzes no céu: assim encerrou-se o aniversário de 461 anos de fundação de Mogi das Cruzes.
Às 20 horas desta quarta-feira – 1° de setembro –, após show pirotécnico no parque Botyra Camorim, teve início o primeiro concerto com estrutura completa da Orquestra Sinfônica de Mogi realizado desde o início da pandemia. Para a celebração, um vasto leque de artistas mais variados ainda foi convidado. Nomes como PH e Valéria Custódio cantaram e encantaram o bom público presente no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar – 380 pessoas acompanharam o evento especial.
A programação do aniversário da cidade continua nesta quinta-feira (2) e ao longo do mês (leia mais abaixo).
Leia o editorial: ‘De onde és? De Mogi’
Trata-se de um dos primeiro eventos com público realizado em Mogi há um bom tempo, após o Estado entrar na Fase de Retomada Segura do Plano São Paulo. Foram adotados diversos protocolos sanitários, dando um bom pontapé inicial. A sociedade mogiana aproveitou a oportunidade para dar dois dedos de prosa no reecontro de velhos conhecidos. O Cemforpe é um espaço que carrega boas memórias de anos de festas e confraternizações e, quem sabe, logo volta a lotar.
O show preparado pela Orquestra sob a regência do maestro Lelis Gerson. começou com alguns minutos de atraso, enquanto a equipe participante pedia para o público manter o devido distanciamento necessário. A secretaria de Cultura de Mogi, Kelen Chacon abriu o concerto com um discurso onde destacou a “vitória” que significa o evento, após tanto tempo de limitação imposta pela pandemia do novo coronavírus.
“Viva a nossa cidade, que pulsa todos os dias, das muitas histórias”, contou em JM discurso que destacou a beleza. Somos privilegiados”, comemorou Kelen.
A vice-prefeita (ou co-prefeita) de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami (PODE), falou sobre a “honra de fazer parte disso tudo”.
O prefeito Caio Cunha (PODE) também falou e não escondeu a emoção – é o primeiro aniversário da cidade sob nova gestão. Agradeceu a participação da pessoa mais importante presente: “o mogiano e a mogiana”.
O momento mais esperado da noite, a entrada da orquestra, ocorreu as 20h50, em alto som, sob a canção ‘New York, New York’, clássica de Frank Sinatra, na voz de Fernando Maque
A mogiana Valéria Custódio embalou a a sequência, com sua voz poderosa, bem acompanhada pela orquestra
De lá o show pulou para o Rock ‘n’ roll, com ‘We Are The Champions’, do Queen e eterno Freddie Mercury, interpretado pela cantora Bruna Sandoval.
Cantando sobre a beleza da mulher preta e seu “cabelo de realeza”, Niw Rapper subiu ao palco confiante, com sua filha pequena que também deu uma palinha.
Alias. crianças do coral Canarinhos do Itapety entraram na sequência, sendo destaque e bem aplaudidas, assim como os artistas Michael Meyson e Eduardo Henrique.
No meio do evento, o maestro Lelis Gerson agradeceu a presença do público, bem como das autoridades e também o apoio da Prefeitura de Mogi. Quem ficou com gostinho de quero mais pode acompanhar os músicos apresentarem Sinfonia Mozart, no Teatro Vasques, no próximo dia 24. Já no próximo dia 3 a sala de apresenta na Sala São Paulo, na Capital Paulista (leia reportagem sobre o assunto em breve, no site de O Diário).
A querida Henriette Fraissat empolgou o público, cantando ‘Como Vai Você’, trazendo seu alto nível de sempre.
Próximo do encerramento, Paulo Henrique, o PH, cantou sobre a infância em Mogi.
O evento acabou por conta de Xavier Filho e Yrapoan Jr. A última música apresentada foi o samba ‘Trem das Onze’, referênciando as velhas gerações que chegaram à Mogi das Cruzes pelas tradicionais linhas ferrras que cruzam a região. O show terminou com salva de aplausos de pé do público.
Autoridades marcaram presença no concerto. Além do prefeito e vice-prefeita, diversos secretários compareceram, assim como alguns vereadores da cidade. Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, – sempre presente nos mais diversos eventos de Mogi, também acompanhou o show, assim como o prefeito Zé – de Guararema e o deputado estadual Marcos Damásio. O deputado federal Marco Bertaiolli foi representado por Neusa Marialva.
Social
Todos os ingressos do evento foram trocados por doações, que segundo a Prefeitura, serão encaminhadas ao Fundo Social de Mogi das Cruzes, que destinará os alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir das instituições sociais cadastradas.
LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre o ‘Viva Mogi!’, programa que promete desenhar uma nova cidade
Vem aí: dois novos parques e ampliação do Centenário em Mogi
A programação do aniversário de Mogi, que começou cedo – por exemplo com a exibição do documentário . Serráqueos’, exibido na tela da TV Diário e também no Cinemark do Mogi Shopping –, continua ao longo de setembro.
Nesta quinta-feira (2), o destaque fica com o show de Renato Resende, no Teatro Vasques, às 20 horas. Já no dia 3, além da Mostra de Artesanias Mogianas, que acontecerá no Casarão do Carmo, haverá também ações do Meio Ambiente e da Agricultura, com plantio de árvores e exposição de nêsperas no Mercado do Produtor.
A semana de aniversário ainda será marcada por eventos como uma feira agroecológica na Ilha Marabá, a Semana Nerd/ Geek, uma exposição artística no Terminal Central, apresentação de dança e o show com Sandra e Alissa Vianna no Theatro Vasques, no domingo (05/09), às 19 horas, no Theatro Vasques (leia mais).
Queima de fogos
Uma das últimas ações nesta quarta-feira em comemoração ao aniversário de Mogi foi uma queima de fogos, sem barulho, no parque Botyra Camorim Gatty, na região central.
O espetáculo no céu pode ser acompanhado por pessoas de outros bairros.