Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi celebra os 100 anos de Dona Ivone Lara com shows, oficina e bate-papo

O Sesc de Mogi preparou uma extensa agenda de shows e apresentações para o evento Dona Ivone Lara: Axé! 100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba, que acontecerá de 13 a 23 de abril na unidade instalada no bairro do Socorro, e com entrada gratuita. Dona Ivone Lara nasceu em 13 de […]

10 de abril de 2023

Reportagem de: O Diário

O Sesc de Mogi preparou uma extensa agenda de shows e apresentações para o evento Dona Ivone Lara: Axé! 100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba, que acontecerá de 13 a 23 de abril na unidade instalada no bairro do Socorro, e com entrada gratuita.

Dona Ivone Lara nasceu em 13 de abril de 1922 e é um dos nomes do pioneirismo feminino, do carnaval, da música popular e da cultura brasileira. Detalhes sobre a trajetória de vida da Rainha do Samba serão serão contados durante as atividades que terão início com um show da cantora Fabiana Cozza nesta quinta-feira (13).

A compositora negra nasceu apenas 33 anos após a abolição da escravatura no Brasil e marca “o imaginário nacional com músicas tocadas no rádio, na televisão e, sobretudo, nas rodas de samba”, segundo apresenta o Sesc Mogi.

VEJA TAMBÉM: Dona Ivone Lara foi destaque em uma das apresentações da Virada Cultural em Mogi das Cruzes.

Para falar desses 100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba, a programação contará com ações formativas e apresentações em diferentes áreas e para todas as idades, shows inéditos, tendo como centralidade a obra e a trajetória de Dona Ivone.

Pioneira do carnaval, ela tornou-se a primeira mulher a vencer o concurso de samba-enredo numa escola do Grupo Especial do Rio de Janeiro e foi precursora na área da saúde também, ao integrar por quase 40 anos a equipe da psiquiatra, Nise da Silveira, que revolucionou a forma de atendimento psiquiátrico, introduzindo o uso da arte e o atendimento humanizado para os pacientes.

Serão várias atividades que podem ser acessadas no site do Sesc Mogi das Cruzes (veja aqui).

Como começa

As cantoras Fabiana Cozza, Adriana Moreira e Xeina Barros abrem o potente evento que terá aula show, debates e cursos sobre o tema.

Nesta quinta-feira (13), a cantora Fabiana Cozza apresenta o repertório do disco Canto da Noite na Boca do Vento, inspirado no verso do clássico Sonho Meu, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, seu parceiro mais constante.

A cantora tem oito discos lançados, entre eles “Canto da Noite na Boca do Vento”, de 2019, dedicado à obra de Dona Ivone Lara, com quem Fabiana dividiu palcos e estúdios.

No Sesc Mogi, ela estará com os músicos: Douglas Alonso (bateria e percussão), Henrique Araújo (direção musical e cavaquinho) e João Camarero (violão 6 e 7 cordas).

13/4 Quinta, às 20h. Livre. Grátis

No domingo, os 45 anos do disco Samba, Minha Verdade, Samba, Mnha Raiz, são celebrados em show com Adriana Moreira e participação especial de Xeina Barros no domingo (16)

Lançado em 1978, o primeiro álbum de Dona Ivone Lara, é um registro histórico, cujo repertório permanece pouco explorado e revisitado.

O show celebra também o aniversário do maior sucesso da carreira de Dona Ivone, Sonho Meu, gravado em 1978 por Maria Bethânia com participação especial de Gal Costa.

Adriana Moreira é considerada uma das maiores intérpretes do samba paulista. Tem três discos lançados e dividiu palcos e estúdios com Dona Ivone Lara em diversas ocasiões. Xeina Barros atuou como pandeirista com Monarco, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Quarteto de Cordas Vocais, Agnaldo Luz e Chorando na Sombra. Integrou o grupo piracicabano Água de Vintém, fundado em 2011.

O show terá a presença dos músicos Alfredo Castro (percussão), Gian Correa (violão 7 cordas), Henrique Araújo (direção musical e cavaquinho), Marcelo Martins (cavaquinho bandolim), Pedro Moreira (percussão e trombone) e Raphael Moreira (percussão).

16/4 Domingo, às 16h. Livre. Grátis

Veja Também