Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Veja a programação do Sesc Mogi nesta última semana de setembro

A programação do Sesc Mogi esteve intensa em setembro, com shows variados, apresentações de teatro, oficinas e vivências diferenciadas. Com isso, o equipamento reforçou seu compromisso socioeducativo com a cidade e reafirma-se como integrante da soma de esforços que busca a promoção da cultura, do lazer, da saúde e da qualidade de vida para todos. […]

Por O Diário
26/09/2022 16h09, Atualizado há 36 meses

A programação do Sesc Mogi esteve intensa em setembro, com shows variados, apresentações de teatro, oficinas e vivências diferenciadas. Com isso, o equipamento reforçou seu compromisso socioeducativo com a cidade e reafirma-se como integrante da soma de esforços que busca a promoção da cultura, do lazer, da saúde e da qualidade de vida para todos. Veja os destaques dessa semana que encerra o mês de aniversário da cidade.

 

Dança

Ou 9 ou 80 – Clarin Cia de Dança

Dia 28/9, quarta, das 18h às 19h – Terminal de Onibus Central/ R. Prof. Flaviano de Melo, 525 – Centro

Dia 30/9, sexta, das 20h às 21h  –   Sesc Mogi

Livre | Grátis

Um paralelo entre as noticiadas 09 mortes em Paraisópolis – SP e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, além os inúmeros acontecimentos que não são registrados pela mídia. Utilizando essa linha de acontecimentos, no eixo Rio São Paulo, a Clarin Cia de Dança leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades.

Utilizando-se das letras do funk para narrar a história, o espetáculo também apresenta as modificações dos movimentos do funk ao passinho, buscando entender onde ocorreram essas mudanças, tanto na dança quanto na música.

O espetáculo “ou 9 ou 80” traz ainda as dificuldades apresentadas na vida de muitos jovens periféricos, passando pelo preconceito, racismo, homofobia, gordofobia e desigualdade social, mostrando que mesmo com todas essas dificuldades, eles encontram nesses acontecimentos, lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança. Além da necessidade do desenvolvimento humano em busca da felicidade, contada através das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. É um espetáculo que busca reverberar a dança urbana no coração de cada um, e mesmo com todas as dificuldades apresentadas, celebrar a beleza da vida.

 

Música

Oroboro – Timeline

Dia 29/9, quinta, das 20h às 21h15

Galpão Multiuso

Livre – Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Pessoas lado a lado

Descrição gerada automaticamente

Crédio: Gabriel Soares

 

A Timeline é um projeto musical que pesquisa e se inspira em padrões rítmicos – conhecidos também por timelines ou claves – e na tradição melódica e narrativa das cantigas preservadas pelas culturas ancestrais afro brasileira e indígena. Somando-se a esta pesquisa, o trio encontra influências no jazz norteamericano da atualidade, inspirado pelo legado de J-Dilla e nos novos ares do UK Jazz.

Composto por Lucas Cirillo (gaitista e compositor nomeado ao Grammy Latino ), Kau ( bateria e programações eletrônicas ) e Vitor Arantes (teclados e pianista vencedor dos novos talentos do jazz, pelo Sampa Jazz Fest),o trio chama atenção pela sonoridade que busca ao investigar a música de raiz tradicional das culturas de matriz e sua fusão com as sonoridades urbanas, reverenciado o passado, pensando sua expansão e integração com o futuro.

Oroboro, álbum de estreia do trio, lançado em outubro de 2019, explora várias camadas e maneiras de abordar seu conceito fundador, com uma gama que inclui desde a formação de trio concisa, para um som mais orquestral, hora soando cru, hora mais eletrônico. O álbum conta com a participação especial de importantes instrumentistas e intérpretes da atualidade como Maria Gadú, Xenia França, Rashid, Julio Fejuca, Ana Karina Sebastião entre outros.

 

 

OFICINA

Fábrica de Monstrus – LTDA

com Lucas Bandeira e Mayra Suzuki

Dia 1/10, sábado, das 10h às 13h ou  das 14h às 17h

ETA – Espaço de Tecnologias e Artes

Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

O Sesc Mogi das Cruzes foi ocupado por uma fábrica, mas não uma fábrica de brinquedos, muito menos de chocolate, e sim pela Fábrica de Monstrus LTDA. Duvida? Então venha conhecer a Monstru que pode morar em você. Aqui tudo é produzido com seriedade, e a prova disso é o nosso selo de qualidade: o RMI – Registro Monstru de Identidade.

Nesta oficina o público é convidado a visitar seus Monstrus interiores. Com a ajuda da família, um pouco de cola, tecidos, papel alumínio e capas de chuva passam a ser suporte para aflorar um monstru que mora na gente. Ao final, essa Monstru é registrado com seu RMI e suas características únicas e peculiares.

Lucas Bandeira é natural de Mogi das Cruzes/SP. Artista tendo passado pelas Artes Visuais na Faculdade Paulista de Artes e pelo Teatro no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. As linhas de investigação em suas pesquisas e trabalhos passa pelas artes impressas, tatuagem, performance, literatura e educação.

Mayra Suzuki é arte educadora, pela Unifesp – SP, trabalhou em algumas instituições culturais como OSESP-SP (2009-2010), MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO (2011-2013). Ainda na educação atuou em outras frentes com criação de conteúdo digital para a plataforma de ensino COC BY PEARSON (2011).

 

CIRCO

Ku4Trum

Com Cia. Mimicalado

Dia 1/10, sábado, das 16h às 16h50

Tenda

Livre – Autoclassificação

Grátis – Sem retirada de ingressos.

Partindo de números assistidos desde a infância de seus artistas no circo e dos acervos disponíveis para pesquisa, a Cia. Mimicalado traz um espetáculo híbrido, que mistura o tradicional e o contemporâneo, do Circo, da Rua e do Teatro. Construído à maneira da Cia. Mimicalado, com seu característico estilo, que mistura gags e habilidades circenses, traz números clássicos como os Excêntricos musicais, Pratos bailarinos, Homem Forte (Mulher Forte na versão da Cia.), Bomba, Escada da morte, etc.

Uma celebração ao novo e uma homenagem a todos os palhaços, palhaças e artistas circenses que foram responsáveis pela existência e resistência de uma linguagem artística que revolucionou o mundo, introduzindo à humanidade outras tantas formas de artes: O Nosso Fabuloso Circo.

A Cia. Mimicalado completa 20 anos em 2022, já passou por mais de 20 estados americanos, pela Europa e Arábia Saudita e várias cidades dos estados brasileiros, se apresentando em teatros, lonas de circo, parques, escolas e bibliotecas. Hoje, possui em seu repertório atividades como espetáculos, oficinas, palestras e performances que misturam técnicas de mímica e de circo. De 2017 a 2019, Leandro Calado viveu nos Estados Unidos, onde se apresentou semanalmente pela companhia norte americana “National Circus Project”.

 

LITERATURA

Mediação de Leitura: conta comigo?

Cia. Passarinho Contou

Dia 1/10, sábado, das 10h às 12h  e das 13h30 às 16h30

Livre  –  Grátis

Na alameda arborizada da unidade, as educadoras da Cia. Passarinho Contou apresentarão uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo, criando pontes entre leitores e livros.

A Cia. Passarinho Contou atua desde 2009 com as artes da linguagem, desenvolvendo músicas, contação de histórias, espetáculos, mediação de leitura, cortejos musicais e afins. Desde 2016, as integrantes da Cia. têm composto músicas autorais que trabalham em torno das ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030.

 

JOVENS

Experimentando a arte circense – Juventudes

com Michelli Repulho

De 28/9 a 19/10, quartas, das 19h30 às 21h. Exceto dia 12/10

Especialmente recomendado para jvens entre 14 e 20 anos| Grátis

Oficinas voltadas ao público jovem que serão convidados a experimentar modalidades circenses aéreas como tecido e lira e também de solo, como acrobacias e pirâmides.

 

IDOSOS

Dança circular para idosos

Com Sonia Lima

Dias 29 e 6/10, quintas, das 15h30 às 17h

Especialmente Recomendado para 60+| Grátis

Dança circular é uma forma de dança coletiva que objetiva a integração em grupo e o fortalecimento de valores como empatia, bem-estar e liberdade. Os movimentos estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a sociabilização.

 

AUTOMASSAGEM Tuiná e Shiatsu

Com Eliete Ramos

Curso de auto massagem visando a promoção da saúde e bem estar

De 30/9 a 28/10, sextas, das 14h às 16h

Especialmente Recomendado para 60+| Grátis

Partindo de exercícios respiratórios e usando técnicas de massagem tuiná e shiatsu, a atividade pretende estimular a autoconfiança e o alívio de dores no corpo, tensões e fadiga física e emocional.

Mais noticias

8 dicas práticas para ir bem na prova de matemática do Enem

Mogi pode se tornar referência no turismo 60+, diz secretário estadual durante visita

4 dicas para prevenir e identificar o câncer renal

Veja Também