Diário Logo

Três atletas de Mogi representam o Brasil em Pan-Americano de hóquei sobre grama

O Pan American Challenge 2024 acontecerá entre os dias 21 e 28 de setembro em Bermudas

11 de setembro de 2024

Letícia Barbosa é uma das fundadoras do Mogi Hóquei Clube | Foto: CBHG

Reportagem de: Geovanna Albuquerque

  • Texto supervisionado pela redação de O Diário.

A atleta mogiana Letícia Barbosa (22), vai representar a Seleção Brasileira no Pan American Challenge 2024, que acontecerá em Hamilton, em Bermudas, entre os dias 21 e 28 de setembro. A convocação aconteceu na última quinta-feira (5) pela Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama e Indoor (CBHG). Além dela, outras duas atletas da cidade irão representar o Brasil na competição Pan-Americana, são elas: Luana Moraes e Ana Santana, jogadoras do SESI Mogi.

Letícia atualmente defende o Rio Hockey Clube (RJ), mas começou a carreira em outubro de 2018, aos 16 anos, no SESI Mogi das Cruzes. A atleta ainda trabalha na unidade mogiana e vai ao Rio de Janeiro uma vez no mês para treinamentos. “Lá fazemos treino sábado de manhã e de tarde, e no domingo na parte da manhã, as vezes a tarde. Após o treino, eu volto para trabalhar na segunda”, contou a jogadora.

Letícia irá integrar a equipe que disputa a etapa classificatória para a Copa Pan Americana de 2025. Quando questionada a respeito das expectativas para a competição, Letícia brinca que a expectativa é de pódio. “Estamos bem entrosadas e confiantes umas nas outras. Durante esse ano tivemos treinamentos importantes e acreditamos que essa vitória é nossa. Estamos preparadas para o que estar por vir“.

Fundação do Mogi Hóquei Clube

Por conta da idade, Letícia e outras companheiras de equipe não podem mais competir pelo SESI Mogi das Cruzes. Segundo a atleta, em 2021, último ano em que participou do time, a Confederação Brasileira abriu uma exceção para elas representarem a equipe devido a pandemia de COVID-19.

Já em 2022, a mogiana conta que passou a treinar no Macau Esporte Clube, mas precisava enfrentar duas horas de transporte público para chegar aos treinos que aconteciam todos os sábados. Tendo isso em vista, em 2023, ela e outros jogadores se uniram e decidiram criar um time, o Mogi Hóquei Clube.

Entretanto, o time mogiano ainda não possui quantidade suficiente de membros para jogar em campeonatos, por isso, os atletas ficaram distribuídos em outros clubes. Foi assim que ela e outras mogianas passaram a participar do Rio Hockey Clube.

Veja Também