Acaba a vacina para a 1ª dose do público 79+ em Mogi
Os postos de saúde de Mogi das Cruzes zeraram o estoque de vacinas contra a Covid-19 para aplicação no público de 79 anos ou mais. Na manhã desta quinta-feira (4), quem foi às unidades se deparou com o aviso. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, agora o município espera a chegada de uma nova remessa […]
04/03/2021 11h16, Atualizado há 64 meses
Os postos de saúde de Mogi das Cruzes zeraram o estoque de vacinas contra a Covid-19 para aplicação no público de 79 anos ou mais. Na manhã desta quinta-feira (4), quem foi às unidades se deparou com o aviso. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, agora o município espera a chegada de uma nova remessa para continuar a campanha.
Nesta quinta e sexta-feira iniciariam ainda a vacinação das pessoas com 78 e 77 anos, respectivamente, mas o baixo estoque de doses levou a pasta a suspender a imunização dessa faixa etária.
Ainda assim, nem todo mundo sabia da suspensão. O aposentado Irineu Ortega, de 78 anos, foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga com a intenção de receber a primeira dose, mas foi informado de que não tinha vacina.
“Ontem mesmo eu passei aqui para me informar, à tarde, e eles disseram que talvez não fossem aplicar por causa da fase vermelha. Aí hoje me falam aqui que o prefeito falou em live que não ia ter. Eu não sei ver essa live”, destacou.
O movimento na unidade era de pessoas em busca de outros serviços que não a vacina. Já na UBS da Vila Natal, quem chega se depara logo na entrada com um aviso. “Não temos vacina para a Covid-19”.
Novo esquema
A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará um novo esquema de vacinação, por meio de um drive-thru fixo para facilitar a campanha de imunização e evitar aglomerações nos postos de saúde.
Ainda não há uma data definida para o início dessa modalidade – que também depende da chegada de nova remessa do imunizante.
A ação será fruto de uma parceria com uma das organizações sociais que prestam serviço na cidade, para que trabalhe fixo durante um mês.
Segunda dose
Neste sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde prepara dois pontos de drive-thru para atendimento exclusivo aos idosos (Pró-Hiper do Mogilar e UBS Jundiapeba) e 10 unidades de saúde abertas para atendimento dos profissionais de saúde vacinados entre os dias 6 e 12 de fevereiro. São elas: Alto do Ipiranga, Braz Cubas, Jardim Camila, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila Suíssa, Pró-Mulher, USF Toyama e USF Jardim Aeroporto 2.
Já no domingo (7), serão realizados apenas os dois drive thrus, no Pró-Hiper e em Jundiapeba, com atendimento direcionado para profissionais de saúde que tomaram a primeira dose na cidade. Para tomar a segunda dose, os documentos obrigatórios são CPF, RG e comprovante da vacinação em primeira dose. Em caso de perda do comprovante, o paciente pode imprimir a segunda via no aplicativo “Poupatempo Digital”, pois não será atendido sem comprovante.
As pessoas que estão na faixa etária entre 85 e 89 anos que já tomaram a primeira dose da vacina terão de esperar chegar também um novo carregamento das doses.