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Artesp recebe projeto de acesso do Rodoanel à Mogi-Bertioga para eliminar pedágio

Uma ideia para eliminar o pedágio em Mogi das Cruzes, apresentada durante a audiência pública sobre a concessão das rodovias litorâneas no úlitmo dia 18, foi defendida pelo vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (aeamc), o arquiteto Nelson Bettoi Batalha Neto, em uma reunião realizada nesta quinta-feira (24) com […]

25 de agosto de 2023

Reportagem de: O Diário

Uma ideia para eliminar o pedágio em Mogi das Cruzes, apresentada durante a audiência pública sobre a concessão das rodovias litorâneas no úlitmo dia 18, foi defendida pelo vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (aeamc), o arquiteto Nelson Bettoi Batalha Neto, em uma reunião realizada nesta quinta-feira (24) com a engenheira Raquel França Carneiro, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Trata-se de uma alternativa proposta pela AEAMC ao  projeto do Governo do Estado que pretende instalar o sistema free flow, com a cobrança do pedágio na rodovia Mogi-Dutra, em Mogi das Cruzes. A alternativa seria interligar o Rodoanel a Mogi-Bertioga, com a abertura de um acesso com apenas 7 quilômetros.

Essa sugestão já havia sido defendida pela AEAMC no passado e prevê interligar o Rodoanel até a Mogi-Bertioga, eliminando a cobrança do pedágio na rodovia Mogi-Dutra, como prevê o projeto do governo do Estado. 

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Mogi garante, na Justiça, a realização de uma audiência sobre a concessão do Lote Litoral no município.

Há duas possibilidades de se abrir um outro caminho para Bertioga,a partir de trechos do Rodoanel. Um deles tem ponto de partida na Estrada dos Moreiras, no bairro Sete Cruzes, em Suzano, onde há uma área já desapropriada para implantação de i, acesso de entrada e saída do Rodoanel, próximo a Estrada dos Fernandes e, com interligação à Rodovia Quatinga-Barroso (SP-043), junto à Estrada Índio Tibiriçá (SP-031). 
O trajeto alternativo proposto segue até a Estrada das Varinhas (SP-039) ou Estada Jundiapeba-Taiaçupeba, passando pela Mogi-Taiaçupeba (SP-102), e depois seguindo por um novo trecho de sete quilômetros, margeando a adutora de água de abastecimento de Salesópolis/São Paulo, até atingir a Mogi/Bertioga (SP-098) no início da Serra do Mar.

Outra opção
Outra via seria a partir do entroncamento do Rodoanel com a SP, a Mogi/Suzano (SP-066), seguindo até o distrito de Jundiapeba e em seguida, a  Estrada das Varinhas (SP-039) – entre Jundiapeba eTaiaçupeba, em direção Mogi/Taiaçupeba. A partir desse ponto, se repetiria o trecho final com a abertura de um trecho de apenas 7 quilômetros, como descrito na sugestão primeira. 
Segundo promessa ouvida por Nelson Batalha, a proposta deverá ser apresentada pela engenheira Raquel França Carneiro ao diretor da Artesp, Milton Persoli.

“A reunião mostra que há interesse em dar uma resposta. Eles têm que conhecer mais de perto assunto para poder responder”, disse.

Nelson Bettoi apresentou as duas propostas durante a audiência pública e é um dos integrantes do Movimento Pedágio, que promete fazer um protesto nesta sexta-feira (25), na passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu, conhecida como “Buraco do Padre”, no bairro do Shangai.

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