Diário Logo

O Diário Logo

Arujá inaugura a 1ª agência do INSS com energia solar

O  prefeito de Arujá,  Luis Camargo, o Dr Camargo, inaugurou nesta quarta-feira (18) a agência do Instituto Nacional do Seguro Social, na presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Além do ministro, estiveram presentes o deputado federal Marcio Alvino (PL), que enviou emenda para a construção, o deputado estadual Marcio Nakashima (PDT, o presidente […]

19 de outubro de 2023

Reportagem de: O Diário

O  prefeito de Arujá,  Luis Camargo, o Dr Camargo, inaugurou nesta quarta-feira (18) a agência do Instituto Nacional do Seguro Social, na presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Além do ministro, estiveram presentes o deputado federal Marcio Alvino (PL), que enviou emenda para a construção, o deputado estadual Marcio Nakashima (PDT, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, bem como o vice-prefeito Betinho, a primeira-dama Clau Camargo, os vereadores da Câmara Municipal, funcionários do INSS de Guarulhos e Arujá, autoridades locais e regionais.

A unidade de Arujá fica localizada na rua Albuquerque Lins, 101, Centro (esquina com a rua Carlos de Campos), e conta com uma área de 329 m², sendo a primeira do Estado com energia solar, o que equivale a 50% do total consumido na agência, conforme destacou o próprio INSS. O espaço tem duas salas de perícia, quatro sanitários para o público, possui acessibilidade, área de atendimento, sala de espera, recepção, entre outras dependências. Atualmente, o INSS é responsável pelo pagamento de 13.526 benefícios em Arujá, o que representa uma injeção mensal de R$ 26,4 milhões na economia da cidade.

O prefeito Dr Camargo aproveitou para agradecer a todos que estiveram envolvidos na entrega do equipamento público: “Em 2021, fiz uma visita até a superintendência do INSS, em São Paulo, acompanhado dos deputados André do Prado, hoje presidente da Assembleia Legislativa do Estado, e Marcio Alvino, que nos ajudou também na esfera federal, e solicitamos a retomada das obras do prédio da Previdência Social. O superintendente da unidade, Vanderlei Barbosa dos Santos, também muito nos auxiliou nesse processo”, relembrou o chefe do Executivo Municipal.

O ministro, Carlos Lupi, comentou sobre a mais nova agência: “Hoje inauguramos a sede, mas o mais importante é fazer ela funcionar. Teremos dois peritos aqui em revezamento todo dia. É muito importante porque, quanto mais você der cidadania, mais você exerce o direito da cidade. Por mês, dão entrada em pedidos de aposentadoria, pensão e auxílios cerca de 1 milhão de brasileiros e estamos conseguindo diminuir essa fila. Temos o maior programa social contínuo hoje e esse dinheiro volta para o próprio governo, porque o beneficiário paga seus remédios, compra alimentos. Tenho o maior orgulho, nesses dez meses de Previdência, porque são 115 agências novas por todo o Brasil”, pontuou.

Para Alessandro Stefanutto, a agência indica uma política de coalizão. “Essa unidade representa o reflexo da importância da política, pois sem ela temos a barbárie e pegamos em armas. A política é fundamental e indispensável. Sem essa articulação de forças, que pensam muitas vezes diferente, o que é natural e saudável na política, não chegaríamos nessa entrega e os serviços que vão ser prestados”, disse o presidente do INSS.

O deputado federal, Marcio Alvino, falou sobre a importância de ter alguém que faz acontecer, no comando da cidade: “Obra parada no Brasil tem muitas. O que difere é aquela pessoa que está à frente da Prefeitura e o prefeito Luis Camargo, desde o primeiro momento, fez a coisa acontecer”, comentou.

Após o descerramento da placa inaugural, o INSS, que realiza, por dia, cerca de 100 atendimentos de moradores de Arujá, entre agendados e espontâneos, informou que os seguintes serviços estarão disponíveis já a partir desta quinta-feira (19), das 7 às 13 horas, com atendimento presencial e também agendado via telefone 135 ou aplicativo Meu INSS, sendo eles: Perícia médica, Recepção de documentos, Informações e Orientações, Extratos Previdenciários, entre outros.

Veja Também