Diário Logo

Notizia Logo

Arujá inaugura a primeira UTI Neonatal da cidade

A Prefeitura de Arujá inaugurou nesta sexta-feira (25) a 1ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da história da Cidade. O equipamento funciona na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata. Isso signfica que familiares de bebês com necessidade de UTI Neonatal não vão precisar mais correr atrás do serviço em outros municípios para […]

25 de agosto de 2023

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Arujá inaugurou nesta sexta-feira (25) a 1ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da história da Cidade. O equipamento funciona na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata. Isso signfica que familiares de bebês com necessidade de UTI Neonatal não vão precisar mais correr atrás do serviço em outros municípios para salvar os recém-nascidos.

“A Prefeitura honra um compromisso assumido com a população arujaense. Agora, nossa Maternidade Municipal está estruturada para cuidar dos recém-nascidos que precisam de UTI Neonatal”, destacou o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, acrescentando que a iniciativa integra o Programa Municipal Arujá +Saúde pra Você. 

A UTI Neonatal dispõe de quatro leitos fixos e um móvel (isolete) para transporte seguro de ambulância à outra unidade. O serviço, que passa a funcionar a partir deste sábado (26), está equipado com incubadoras/berços aquecidos, ventiladores mecânicos, monitores de frequência cardíaca e respiratória, entre outros itens.

Um time de 19 profissionais atua no novo equipamento. São cinco enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um supervisor assistencial, um médico visitador e um médico plantonista neonatologista. “Esperamos que nenhuma criança tenha de fazer uso da UTI Neonatal, mas, se precisar, agora haverá esse atendimento emergencial”, ponderou o prefeito.

O prefeito descerrou a placa de inauguração, ao lado do vice-prefeito Betinho, do secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis; da Câmara Municipal, incluindo o vereador Vinícius Pateta – que enviou verba para implantação da unidade; do médico neonatologista Tarceu Pinto de Sousa e equipe; do presidente João Carlos de Oliveira Filho e da superintendente Priscila Araújo, ambos da Organização Social AMIS. 

Veja Também