Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Caio apresenta números da Saúde e garante que Mogi faz ‘dever de casa’

O prefeito Caio Cunha (PODE) visitou, na semana passada, o gabinete do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para apresentar números oficiais da Prefeitura de Mogi que se opõem ao comentário atribuído à autoridade, condicionando a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar, à realização do “dever de […]

8 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

O prefeito Caio Cunha (PODE) visitou, na semana passada, o gabinete do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para apresentar números oficiais da Prefeitura de Mogi que se opõem ao comentário atribuído à autoridade, condicionando a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar, à realização do “dever de casa” pelo município, que seria a garantia do atendimento básico da população, nos postos de saúde, unidades de pronto-atendimento, e outros setores municipais ligados ao setor.

“A responsabilidade do município é o fortalecimento da atenção básica e temos tido êxito nisso”, disse o prefeito, mostrando números da Prefeitura de Mogi que indicam uma grande redução no número de consultas pendentes, a partir da média de solicitações nas unidades básicas de saúde para clínica médica, ginecologia e pediatria.

Segundo os dados apresentados pelo prefeito, na especialidade de clínica médica as solicitações pendentes, que eram de 6.938, em 2021; foram reduzidas para 4.160 em 2022; e chegaram a 1.797 em 2023.

Na área de ginecologia, as pendências caíram de 10.006, em 2021, para 2.668 em 2022; e, em seguida para 1.552 em 2023.

Enquanto isso, no atendimento à pediatria, não havia anotações em relação a 2021; mas as solicitações pendentes, que eram de 906, em 2022; chegaram a 62 em 2023.

“Além disso – afirmou o prefeito -, aumentamos o investimento no Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi, de R$ 900 mil para R$ 2,2 milhões.

Na avaliação de Caio Cunha, “a reabertura do Pronto-Socorro do Luzia de Pinho Melo  seria muito bem-vinda, mas hoje, o mais importante  é o aumento de leitos para média e alta complexidades para que tenha vazão de pacientes da Santa Casa e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS)”.

O prefeito informou ainda que a assessoria do secretário Eleuses disse a ele que, “em nenhum momento, ocorreu a fala do secretário sobre a necessidade de a Prefeitura de Mogi fazer a sua parte”.

A informação a respeito disso foi divulgada pela assessoria do deputado Marcos Damasio (PL), após uma audiência com o secretário Eleuses Paiva, da qual também participou o vereador José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (PL), na penúltima semana do mês passado. A notícia publicada por esta coluna, não foi contestada por qualquer dos envolvidos no episódio.

 

Próximo do Estado – 1

Na condição de dublê de prefeito de Mogi e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Caio Cunha tem aproveitado todas as oportunidades que surgem para se aproximar cada vez mais do governo do Estado de São Paulo.

Somente nos últimos dias, ele manteve contatos com sete secretários do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja durante visitas a Mogi ou audiências, em sedes das secretarias, em São Paulo.

 

Próximo do Estado – 2

Estiveram em Mogi, na semana passada, Sonaira Fernandes, secretária da Mulher; coronel Helena Reis, de Esportes; e Eli Correia Filho, de Habitação.

Nesta semana, Caio encontrou-se com o secretário da Casa Civil do governo, Arthur Lima, com Antonio Junqueira, da Agricultura, com quem assinou convênio com o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Sedros) e tratou da premiação Cidadania no Campo.

Já com Roberto de Lucena, secretário de Turismo, Caio apresentou projetos para Mogi, dentre eles, o da criação de um novo mirante para a cidade, no Pico do Urubu.

 

Próximo do Estado – 3

Um dos encontros mais proveitosos, segundo Caio, ocorreu na Secretaria de Transportes Metropolitanos. Em nome do Condemat, ele apresentou necessidades da região e aproveitou para discutir as reformas das estações de Itaquá e de outras quatro de Mogi das Cruzes.

O prefeito também apresentou dados atualizados sobre o distrito de César de Souza “com objetivo de que um novo estudo de viabilidade seja feito para a extensão do atendimento da CPTM”.

Segundo Caio, “a novidade é que os sistemas de BRT e VLT voltam a ser discutidos”.

 

Atendimento a autistas

O Poupatempo de Mogi das Cruzes, em parceria com o Instituto Resiliência Azul, realiza, neste sábado (10), a atendimento a 30 autistas que são atendidos pela instituição.

Eles poderão ser beneficiados com a primeira ou segunda via do RG, inclusão da Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Carteira de Identificação da Pessoa com Tanstorno do Espectro Autista (Ciptea), esta última lançada há dois meses, permite que cidadãos autistas  tenham atendimento integral, prioritário e humanizado nos serviços públicos de todo o Estado.

Para obter a identificação especial, o interessado deve acessar, de onde e quando quiser, o portal ciptea.sp.gov.br. O login será feito pela plataforma Gov.br, que possibilita ao cidadão paulista ter acesso, por meio de identificação única, aos serviços disponibilizados pelo governo estadual.

 

Cidadania

O advogado Francisco Alves de Lima irá receber o título de Cidadão Mogiano, que será outorgado por iniciativa do vereador Maurino José da Silva, o Policial Maurino (PODE).

A sessão solene será realizada no próximo dia 23 (sexta-feira), às 19h30, no plenário da Câmara.

 

Unção dos Enfermos

A Diocese de Mogi das Cruzes divulgou a seguinte nota, nesta quarta-feira (7):
“Nesta manhã, o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, fez uma visita ao padre Alfredo Morlini, conhecido como Padre Vicente do Instituto Pró+Vida São Sebastião, que está internado no Hospital Ipiranga, em Mogi das Cruzes (SP). Dom Pedro ministrou a Unção dos Enfermos e pede que todos se unam em oração para a pronta recuperação do Padre Vicente.
 

Veja Também